Festa das Chouriças regressa domingo a Querença

A tradicional Festa das Chouriças, em honra de São Luis, protetor dos animais, realiza-se na típica aldeia de Querença no […]

A tradicional Festa das Chouriças, em honra de São Luis, protetor dos animais, realiza-se na típica aldeia de Querença no próximo domingo, dia 20 de janeiro.

Esta organização da Comissão de Festas da Paróquia e Junta de Freguesia de Querença, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Loulé, tem início dia 19, a partir das 21h00, no Salão de Festas da Casa do Povo de Querença, com uma Noite de Fados com Valentim Filipe e uma fadista convidada.

Já no dia 20, a partir das 11h00, haverá degustação de chouriças no Largo da Igreja. Pelas 15H00 celebra-se a Missa na Igreja de Nossa Senhora da Assunção, seguindo-se uma procissão pelas ruas da aldeia.

O culminar da Festa acontece a partir das 16h30, com o habitual leilão de chouriças e ofertas no Largo da Igreja. Este momento vai contar com a atuação do Grupo de Charolas da Conceição de Faro, a partir das 17h30.

Nas zonas do interior algarvio, onde a matança do porco era uma tradição antiga, as famílias engordavam o seu animal que constituía a principal fonte de alimentação ao longo do ano. Era costume pedir a São Luis que conservasse o porco em boas condições para sustento de todo o agregado familiar, realizando-se anualmente a festa de agradecimento. A crença diz que em Janeiro é tempo de glorificar o Santo que ajudou na criação dos animais.

Ainda hoje esta Festa traz a Querença gentes de todo o lado que gostam de apreciar uma boa chouriça caseira e participar nas cerimónias religiosas. Com o passar dos anos, a Festa das Chouriças tornou-se num dos principais cartazes turísticos do interior algarvio, que alia a componente da gastronomia à religiosa, e atrai muitos visitantes nesta altura do ano.

Comentários

pub