Distritos de Faro e Beja sob aviso amarelo devido ao vento e à agitação marítima

O Algarve e o vizinho distrito de Beja estão esta terça-feira sob aviso amarelo do Instituto Português do Mar e […]

O Algarve e o vizinho distrito de Beja estão esta terça-feira sob aviso amarelo do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), devido ao vento e à agitação marítima, tanto na costa ocidental, como na sul.

Assim, segundo o aviso, na costa ocidental alentejana e algarvia, as ondas podem atingir 5 a 7 metros, enquanto na costa sul as ondas são de sudoeste com 1,5 a 2,5 metros, sendo um pouco mais altas, de 2,5 a 3 metros no Barlavento.

O vento será do quadrante oeste com rajadas até 90km/h no litoral oeste e de 70km/h na costa sul.

O IPMA prevê ainda, para hoje, céu geralmente muito nublado, apresentando períodos de muita nebulosidade na região Sul.

Haverá também períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes, de granizo e acompanhados de trovoada, em especial nas regiões Norte e Centro.

A previsão aponta ainda para queda de neve acima dos 400/600 metros nas regiões a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela e na serra de S.  Mamede.

Nas terras altas, haverá vento forte a muito forte (45 a 65 km/h) de oeste com rajadas da ordem dos 110 km/h, rodando gradualmente para noroeste a partir da tarde.

O IPMA prevê mínimas de 5ºC, 7ºC e 6ºC no Porto, Lisboa e Faro, respetivamente, enquanto as máximas serão de 10ºC, 12ºC e 15ºC nas mesmas cidades.

Comentários

pub