Delegação da Universidade de Xangai visita a Universidade do Algarve

Uma delegação da Shanghai Ocean University (SOU), composta pelo seu presidente, Prof. Pan Yingjie, e pelos diretores das diversas faculdades, […]

Uma delegação da Shanghai Ocean University (SOU), composta pelo seu presidente, Prof. Pan Yingjie, e pelos diretores das diversas faculdades, visita durante o dia de hoje, 7 de janeiro, a Universidade do Algarve.

Segundo nota da UAlg, «esta visita reveste-se de elevado interesse para a UAlg tendo em conta os acordos de cooperação recentemente assinados pelos Ministérios que nos dois países tutelam a Educação e Ciência, no sentido de incentivar parcerias, tais como projetos conjuntos de investigação e demonstração, intercâmbio de pessoal e atividades de transferência de tecnologia com vista à comercialização conjunta dos resultados de I&D».

A delegação, constituída por nove elementos, entre diretores de faculdades e professores, e liderada pelo presidente da SOU, foi recebida às 9h30, na Sala de Seminários da Reitoria, num encontro com o reitor João Guerreiro, dirigentes e professores da UAlg.

Seguiram-se várias sessões de trabalho com os líderes dos grupos de investigação do Centro de Ciências do Mar (CCMAR) da UAlg.

Nestas sessões foi dada a conhecer a atividade científica em desenvolvimento no CCMAR e foram discutidas potenciais áreas de colaboração.

O objetivo final dos trabalhos será a apresentação de uma proposta de criação de um instituto de investigação conjunto sobre o meio marinho, de que a UAlg fará parte.

O reitor da UAlg sublinhou o facto da “Shanghai Ocean University ter identificado a Universidade do Algarve como parceiro privilegiado nos contactos que aquela delegação está a realizar em Portugal, abrindo-se, assim, um enorme campo de colaboração, que se traduzirá no intercâmbio de professores e estudantes, na organização de cursos de pós-graduação e na dinamização de projetos de I&D”.

Da parte da tarde, a delegação terá ainda oportunidade de visitar a estação de biologia marinha do Ramalhete, onde se desenvolvem vários projetos, desde cultivos marinhos a efeitos das alterações globais nos organismos.

 

Comentários

pub