CCV Lagos recebe palestra sobre Ciência e Instrução no Algarve dos séculos XVIII e XIX

«Ciência e a Educação no Algarve dos séculos XVIII e XIX» é o tema da palestra de Patrícia de Jesus […]

«Ciência e a Educação no Algarve dos séculos XVIII e XIX» é o tema da palestra de Patrícia de Jesus Palma, marcada para o próximo sábado, dia 12 de Janeiro, às 15h00, no Centro Ciência Viva de Lagos.

Segundo a autora, “o objetivo desta palestra é trazer à luz do dia os atores que, no Algarve de finais de Setecentos e em Oitocentos, desenvolveram denodada acção em prol da instrução e do progresso. Da Matemática à Agronomia, veremos como se criou a necessidade social da instrução popular e superior, dando a conhecer a ação de homens de ciências e de letras que por aqui viveram, tais como José de Sande Vasconcelos, D. Francisco Gomes do Avelar, António Maria Couceiro, Domingos Rodrigues Anes Baganha, ou Alexandre de Sousa Figueiredo”.

Patrícia de Jesus Palma é mestre em Estudos Portugueses e doutoranda no curso de Estudos Portugueses, da Universidade Nova de Lisboa. O seu projeto de doutoramento incide sobre a questão da formação da cultura letrada em espaço periférico no Portugal Contemporâneo (Algarve: 1820-1920).

Sobre este tema tem realizado ou participado ativamente em exposições, eventos científicos e colóquios e preparado estudos originais para publicação.

Esta palestra integra-se no espaço mensal «Ciência À Conversa» onde temas da Ciência e Tecnologia são apresentados ao grande público pelos investigadores.

Informações: Centro Ciência Viva de Lagos | Rua Dr. Faria e Silva 34 | 8600-734 Lagos
+351 282 770 000 | +351 965 149 748 | [email protected]
lagos.cienciaviva.pt | GPS: 37.104054, -8.673368

Dia: sábado | 12 de Janeiro
Hora: 15h00
Entrada gratuita

Comentários

pub