Deputados do Bloco de Esquerda exigem respostas sobre alterações no Centro Hospital do Barlavento Algarvio

Os deputados do Bloco de Esquerda Cecília Honório e João Semedo exigem um esclarecimento do governo sobre a eventual intenção […]

Os deputados do Bloco de Esquerda Cecília Honório e João Semedo exigem um esclarecimento do governo sobre a eventual intenção de integrar o Hospital Distrital de Faro com o Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio num único centro hospitalar.

Os parlamentares recordam que o Hospital de Faro é uma Entidade Pública Empresarial (EPE) com nível de urgência polivalente e que dá resposta a utentes dos concelhos no centro e no sotavento algarvios.

Por seu lado, sublinha, o Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio, com resposta em cuidados de saúde para utentes, sobretudo do Barlavento, tem como prestadores associados os hospitais de Portimão e o de Lagos. O primeiro, presta cuidados ao nível de urgência médico-cirúrgica e o outro ao nível de urgência básica.

Tendo tido o conhecimento da intenção de integrar estas unidades num único centro hospitalar, o Bloco de Esquerda exige esclarecimentos e, a confirmar-se, quer saber «quais os motivos que lhe estão subjacentes».

Para os deputados do Bloco «importa garantir o acesso das populações aos serviços de saúde e que não haverá reduções nas valências ou especialidades das atuais unidades de saúde. O governo deve ainda tornar claro o futuro dos trabalhadores, independentemente do seu vínculo laboral».

O BE considera «inaceitável que uma estrutura tão fundamental para as pessoas seja alterada em secretismo, sem conhecimento das partes envolvidas, dos trabalhadores e dos utentes».

Comentários

pub