ARS reduz a despesa em 5 milhões de euros por trimestre em 2012

A Administração Regional de Saúde do Algarve registou uma diminuição da despesa total em 15 milhões de euros, nos primeiros […]

A Administração Regional de Saúde do Algarve registou uma diminuição da despesa total em 15 milhões de euros, nos primeiros nove meses do ano passado, em comparação com igual período do ano de 2011.

Esta redução na despesa foi alcançada, segundo garante a ARS em nota de imprensa, «sem comprometer a qualidade e a acessibilidade aos cuidados de saúde na Região, tendo sido mesmo reforçado o número de recursos humanos na área da saúde, na região algarvia».

Algumas áreas em que a ARS alcançou uma redução substancial de custos são as despesas com medicamentos (-20%), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT) (-20%), transporte de doentes (-24%).

Com a colaboração de todos os profissionais, registou-se na rubrica dos fornecimentos e serviços e de compras, uma redução de despesa de mais de 78%.

Destaque ainda para a diminuição, em cerca de 18%, dos custos com o trabalho extraordinário e horas extraordinárias.

Martins dos Santos, presidente do Conselho Diretivo da ARS Algarve, está convicto de que estes resultados «são consequência da estratégia delineada pela instituição», ao longo o último ano, focada num «rigoroso controlo de gastos e redução da despesa para alcançar equilíbrio e sustentabilidade financeira», acrescenta a nota de imprensa.

Para isso, a ARS Algarve tem vindo a efetuar um «levantamento criterioso de todas as despesas sinalizando as áreas onde a contenção poderá ser mais eficazmente aplicada sem, contudo, pôr em causa a qualidade dos serviços prestados».

Assim sendo, garante a ARS, a redução por trimestre de cerca de 5 milhões de euros de despesas em diversas rubricas foi possível «através da reestruturação de serviços e da reorganização de procedimentos que potenciaram a eficiência».

Comentários

pub