Presépio com 3500 figuras regressa a Vila Real de Santo António e volta a bater recorde

16 toneladas de areia e pó de pedra, 2000 quilos de cortiça, uma estrutura de madeira de 190 metros quadrados, […]

16 toneladas de areia e pó de pedra, 2000 quilos de cortiça, uma estrutura de madeira de 190 metros quadrados, em parte coberta por 100 metros quadrados de musgo e 3500 figuras. Estes são apenas alguns dos números do presépio gigante de Vila Real de Santo António, que regressa ao Centro Cultural António Aleixo, no dia 6 de dezembro, com cenários e peças renovadas e mais um recorde no número de figuras em exposição.

O presépio, que completa 10 anos, foi construído, ao longo de um mês, por Augusto Rosa e Teresa Marques, dois funcionários autárquicos que contaram com a ajuda de outros três colaboradores: Joaquim Soares, Telmo Crispim e João Gomes. Ao todo, foram investidas mais de 1500 horas na construção daquela estrutura.

Uma das razões do sucesso deste presépio está nas características das mais de 3500 figuras que lhe dão vida, muitas delas mecanizadas, fator que contribui para a sua diferenciação.

De acordo com os seus mentores, além da coleção pertencente à autarquia vila-realense, somam-se outras tantas peças adquiridas pelos próprios ao longo dos anos, o que faz com que o presépio tenha sempre crescido na última década.

Um dos locais obrigatórios para essa aquisição tem sido a tradicional Feria del Belén, em Sevilha, realizada no início de Novembro, onde os organizadores marcam sempre presença.

Para o vice-presidente da Câmara José Carlos Barros, os milhares de visitantes anuais do presépio «transformam-no na atração mais procurada da cidade e num dos eventos mais carismáticos da quadra natalícia no Algarve».

«Trata-se de um evento chave que também já ganhou notoriedade do outro lado da fronteira, uma vez que os espanhóis, a par dos portugueses, lideram as visitas», nota José Carlos Barros.

À semelhança do ano passado, as entradas no presépio têm o valor simbólico de 50 cêntimos, verba que se destina a suportar os custos relacionados com a montagem e manutenção.

O valor remanescente reverterá a favor da Guadi – Centro de Animais, associação que tem por finalidade a defesa de animais abandonados no concelho de VRSA, levando a cabo um conjunto de iniciativas para assegurar a manutenção do canil/gatil intermunicipal sem abate.

O presépio gigante de Vila Real de Santo António está patente ao público no Centro Cultural António Aleixo, até ao dia 6 de Janeiro de 2013. Pode ser diariamente visitado entre as 10 e as 13h00 e as 14h30 e as 19h00. No dia 1 de Janeiro estará aberto das 14h30 às 19h00.

Comentários

pub