Orquestra do Algarve dá Concerto de Natal na Igreja de S. Pedro do Mar em Quarteira

Como já é tradição, a 16 de dezembro, pelas 16h00, a Orquestra do Algarve vai estar na Igreja de S. […]

Como já é tradição, a 16 de dezembro, pelas 16h00, a Orquestra do Algarve vai estar na Igreja de S. Pedro do Mar para a apresentar mais um “Concerto de Natal”.

Os Concertos de Natal chegam como um alegre presente para o público, com um reportório do sacro ao natalício e com algumas surpresas. Samuel Coleridge-Taylor, Berlioz, Rimsky-Korsakov, J.S. Bach, Prokofiev, Peter Warlock Émile Waldteufel, Tchaikovsky, entre outros, são os compositores que protagonizam este programa, no qual não vão faltar os sons dos sinos e dos trenós. Este programa é dirigido pelo Maestro Associado da Orquestra do Algarve, John Avery.

A entrada é livre.

John Avery nasceu em Surrey (Inglaterra). Estudou música na Universidade de Londres e na Guildhall School of Music and Drama.

Depois de terminar os seus estudos, foi imediatamente recebido pelos teatros do West End de Londres. Tocando trombone, integrou o elenco do musical “Canterbury Tales” durante dezoito meses. Quando o espetáculo entrou em digressão, John Avery re-orquestrou-o, sendo a sua versão a que é usada ainda hoje. Com pouco mais de vinte anos, fundou a Companhia de Ópera de Guildford, da qual foi maestro e diretor musical por duas décadas. Durante esse período, foi responsável pelo muito aclamado ciclo de óperas de Verdi e de Wagner

Ganhou a alcunha afetuosa de “maestro relâmpago”, não só devido ao uso radiante que fazia dos tempi, mas também pelo facto de se encontrar sempre a correr das salas de ensaio para os estúdios e, destes, para os teatros. Dirigiu orquestras em França e na Alemanha. Em Bona, foi responsável pela inclusão de um ciclo de Música Inglesa no programa de Beethovenhalle. Atuou nas principais salas de concerto do Reino Unido e, nesse tempo, também não era invulgar ver-se John Avery a dirigir uma banda num concerto no Estádio de Wembley, por ocasião de jogos internacionais. Como organista, tocou em várias catedrais inglesas, e compôs diversas peças para órgão.

Atualmente em Portugal, onde vive há sete anos, John Avery é maestro associado da Orquestra do Algarve, com a qual colabora igualmente na orquestração de peças musicais.

Comentários

pub