Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Sul InformaçãoA Ana Rita Gonçalves Amado tem 17 anos, estuda Artes na Escola Secundária Poeta António Aleixo, em Portimão, e foi a vencedora do Prémio Jovem da 12ª Corrida Fotográfica de Portimão.

Ana Rita foi uma dos oito premiados na edição deste ano da mais participada Corrida Fotográfica do sul do país, cujos prémios foram entregues este sábado, no Museu de Portimão.

A jovem explicou ao Sul Informação que se começou a interessar pela fotografia «por volta dos 13 anos. Comecei a tirar fotos, a fazer experiências». Além do digital, também já experimentou a fotografia Polaroid.

lagos eventos

Desta vez, resolveu participar na Corrida e as coisas correram-lhe «muito bem».

Ana Rita Amado frequenta o 12º ano na área de Artes, onde aprendeu alguma coisa sobre fotografia na disciplina de Multimédia, mas garante que a sua evolução se tem feito sobretudo como «autodidata». «Mas gostava de aprofundar o que sei sobre fotografia», confessa.

Por isso, no futuro, Ana Rita, que quer estudar Arquitetura, pretende também fazer um curso de fotografia.

Com este Prémio Jovem, Ana Rita Amado ganhou também um curso na escola Etic_algarve, precisamente para poder aprofundar o que sabe na área da fotografia.

Sul InformaçãoOs restantes premiados foram, segundo a escolha de um júri que integrou também a diretora do Sul Informação, na fotografia Digital, Luis António Luz da Conceição, de Portimão (1º), Fabiana Guerreiro, de Lagos (2º), Marina Mónica Silva, de Portimão (3º) e Shaun Fisher, também de Portimão (4º).

Na fotografia Subaquática, os prémios foram atribuídos a Rui Palma, do Montijo (1º), Pedro Daniel Grilo, de Beja (2º) e Marco Balzer, de Portimão (3º).

A seguir à entrega dos prémios, seguiu-se a inauguração da exposição das fotos galardoadas, que pode agora ser vista até 21 de abril, no seguinte horário: terça-feira, das 14h30 às 18h00, quarta-feira a domingo, das 10h00 às 18h00.

No átrio do Museu de Portimão está ainda patente a exposição fotográfica “A Pausa dos Veleiros” de Domingos de Sousa, a primeira mostra de uma nova iniciativa do Museu de Portimão, intitulada “Partilhe o seu olhar”, a qual desafia os fotógrafos participantes nas doze edições da Corrida Fotográfica realizadas até ao momento a apresentarem os seus trabalhos.

Sul InformaçãoUma visita ao Museu (que é gratuito aos sábados de manhã), permite ainda apreciar a exposição permanente “Portimão – Território e Identidade” e a mostra “A Guitarra Portuguesa”, que poderá ser vista até 24 de fevereiro.

jf-quarteira
banner desporto portimao

Também poderá gostar

Sul Informação - Antigo salva-vidas “Alvor” participa na procissão fluvial da Senhora da Boa Viagem

Alvor fez a festa pelos pescadores e pelo seu premiado Centro Interpretativo do Salva-Vidas

Sul Informação - Bloco de Partos de Portimão volta a fechar até segunda-feira

Homem com droga nos intestinos detido no Hospital de Portimão

Sul Informação - Portimão assinala Dia Mundial da Língua Portuguesa com música e apresentação de livro

Nova “Meridional” lançada no Festival Literário Internacional de Portimão