Câmara de Lagoa distribuiu 200 cabazes de Natal a famílias carenciadas

A Câmara de Lagoa distribuiu, entre os dias 10 e 12 dezembro, 200 cabazes de Natal que foram entregues nas […]

A Câmara de Lagoa distribuiu, entre os dias 10 e 12 dezembro, 200 cabazes de Natal que foram entregues nas residências das pessoas e famílias sinalizadas pela Unidade de Ação Social e Saúde do Município e pelos Gabinetes de Apoio Social de Proximidade Integrado de Porches, Ferragudo, Parchal, Carvoeiro e Estômbar, em parceria com o Centro de Apoio Social de Porches, Centro de Apoio a Idosos de Ferragudo, ACD CHE Lagoense e Centro de Apoio Social de Carvoeiro.

Segundo a autarquia, a entrega destes cabazes destinou-se a «minimizar os naturais constrangimentos que a época de Natal provoca nas famílias, nomeadamente as genuinamente carenciadas».

A autarquia salienta, em nota de imprensa, que «os sacrifícios pedidos aos portugueses também afetam as populações do Município de Lagoa, designadamente as mais carenciadas. E embora se entenda que não tem sido fácil a ação social da Autarquia, alguma coisa tem sido feita no sentido de reduzir as dificuldades primárias daqueles munícipes».

Assim, no sentido de reduzir assimetrias económicas e sociais, a Câmara de Lagoa afirma que tem dado «respostas tendo em atenção as solicitações que lhe são dirigidas, como foi o caso da passagem do tornado por Lagoa a 16.11.2012. E se mais não tem sido possível fazer é porque, na verdade, tem sido impossível, apesar de Lagoa ter uma autarquia com largas tradições na área do humanismo, da integração e da solidariedade».

Na Câmara, «também se analisa, com justiça, a situação económica e social de quem pede apoios pelo que, de forma solidária, tem vindo a ajudar sempre que se verifiquem vulnerabilidades e estados de carências preocupantes, nomeadamente quando estão envolvidas crianças e idosos, precariedades que, infelizmente, mais se acentuam em períodos muito específicos, como é a quadra do Natal, momento em que as pessoas anseiam por expetativas diferentes para as suas vidas», acrescenta a autarquia.

Comentários

pub