Câmara de Albufeira fez exercício de evacuação dos Paços do Concelho

A Câmara Municipal de Albufeira realizou, no dia 11 de dezembro, um exercício de evacuação nos Paços do Concelho, com […]

A Câmara Municipal de Albufeira realizou, no dia 11 de dezembro, um exercício de evacuação nos Paços do Concelho, com vista a testar a prontidão de resposta de quem trabalha no edifício.

Participaram na simulação todos os trabalhadores e os elementos do Executivo que, na altura, se encontravam no local.

A iniciativa insere-se no âmbito das atividades em curso por parte da equipa de Segurança e Saúde no Trabalho que tem estado a desenvolver a organização da emergência interna.

Nesta sequência foi nomeado o Grupo de Trabalho de Segurança contra Incêndio em edifícios, designados os responsáveis de Segurança e Delegados de Segurança em todos os edifícios municipais, com vista a dar cumprimento à legislação em vigor.

O exercício que ocorreu na semana passada teve por objetivo sensibilizar e preparar trabalhadores e Executivo para eventuais situações de catástrofe natural e contou com a envolvência de vários serviços na sua concretização. Foram convidadas várias entidades externas à organização a título de observadores, nomeadamente os Bombeiros Voluntários de Albufeira, Destacamento Territorial de Albufeira da Guarda Nacional Republicana, o Comandante Operacional e os técnicos do Gabinete Municipal de Proteção Civil que paralelamente procederam ao acompanhamento e avaliação da iniciativa.

A propósito deste exercício, José Carlos Rolo, presidente da Autarquia, referiu que a ação é uma evidência clara de que o Município está a cumprir a legislação em vigor e está empenhado em garantir a defesa e segurança do património e das pessoas, nomeadamente dos trabalhadores e dos munícipes que diariamente se deslocam aos serviços municipais.

No final enalteceu o envolvimento dos trabalhadores e dirigiu palavras de agradecimento às forças de segurança que participaram no exercício a convite da Autarquia, tendo salientado que “poder contar com sua experiência é uma mais-valia para que os serviços possam melhorar continuamente a capacidade de resposta em situações de emergência”.

A vereadora com o pelouro da Saúde, Higiene e Segurança no Trabalho, Ana Pífaro, disse que ” as atividades que têm vindo a ser desenvolvidas, de há dois anos para cá, em matéria de segurança e saúde dos trabalhadores e, mais concretamente, nas questões de organização de emergência permitiram cada vez mais preparar os trabalhadores do Município de modo a atuarem em situação de acidente grave ou catástrofe, possibilitando um resposta adequada nos seus locais de trabalho”.

Comentários

pub