Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
teatro das figuras

Sul InformaçãoVila Real de Santo António (VRSA) e Ayamonte preparam-se para criar a primeira Eurocidade do Sul da Península Ibérica, metrópole cuja “avenida” central será o Rio Guadiana.

Os dois municípios formalizaram a intenção de avançar para esta medida num encontro que teve lugar em Ayamonte, onde também marcou presença a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve e vão constituir oficialmente a Eurocidade em janeiro próximo.

Esta é uma medida que «pretende aumentar a centralidade destas duas cidades, ambas localizadas na extremidade quer da região do Algarve, quer da região da Andaluzia».

infraquinta rumo à sustentabilidade

As Eurocidades são novos modelos de cooperação que vão mais além da colaboração institucional e do somatório de simples programas e iniciativas, adotando uma nova visão de cidadania europeia.

«O projeto visa a conjugação de esforços e recursos, através do planeamento e da gestão conjunta dos serviços e dos equipamentos dos municípios fronteiriços. As intervenções, dirigidas aos cidadãos, pretendem promover a convergência institucional, económica, social, cultural e ambiental entre as duas cidades que passam a utilizar o efeito fronteira como uma oportunidade de desenvolvimento territorial e sócio-económico», explicou a Câmara de VRSA.

Num exemplo específico, os cidadãos de cada uma das cidades usufruirão das mesmas condições dos residentes no acesso a equipamentos coletivos do concelho vizinho. «Para isso, está em estudo a criação do cartão do Eurocidadão, cujas vantagens deverão estender-se ao comércio tradicional, através de um conjunto de descontos e promoções concedidos aos portadores», anunciou a autarquia.

O rio Guadiana será o elo de ligação da futura «Eurocidade Ayamonte – Vila Real de Santo António», já que foi através desta via fluvial que se foram cimentando as relações entre as duas localidades e criando elos de ligação, de que são exemplo a Ponte Internacional do Guadiana ou a travessia via ferry.

«Se, até agora, estar na periferia de cada uma das regiões poderia ser sinal de alguma fragilidade, esta nova forma de agregação permite-nos valorizar o melhor de cada uma das cidades e ganhar centralidade», disse durante a sessão de formalização da parceria o presidente da Câmara Municipal de VRSA Luís Gomes.

lagos eventos
municipio de portimao

Também poderá gostar

Serviço Municipal de Proteção Civil_VRSA

Depois do apagão, VRSA vai avançar com Plano Municipal de Prevenção e Resposta a Incidentes

oficina cacela

Oficina “Pintura de madeiras com animais e plantas do Algarve” tem inscrições abertas

Novos aprestos pesca_Monte Gordo (1)

Pescadores de Monte Gordo têm novos armazéns de aprestos