Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
zoomarine

Sul InformaçãoOs vencedores da 2ª corrida fotográfica no concelho de Vila Real de Santo António, que decorreu a 29 de Setembro, no âmbito das Jornadas Europeias do Património, já estão encontrados.

O júri, constituído por José Carlos Barros, arquiteto e vice-presidente da Câmara de Vila Real de Santo António, Carlos Afonso, fotógrafo da Associação ¼ Escuro, e Fernando Soares, fotógrafo da Associação ¼ Escuro, reuniu-se no dia 16 de outubro, tendo sido premiados os seguintes trabalhos, pela sua qualidade fotográfica e valor patrimonial dos elementos registados:

1º Prémio – “Privado” de Ana Mónica Moreno
2º Prémio – “Nora” de Maria de Fátima Afonso
3º Prémio – “Poço” de Maria Isabel Gaviño Cabrera

lagos eventos

O júri decidiu ainda atribuir menções honrosas a:

“Marítimo” de Ana Mónica Moreno
“Trabalho em terra” de Maartje Isabelle Vens
“Depósito” de José Manuel Palma Gonçalves

A corrida fotográfica tinha este ano como tema os “Patrimónios da água”, elementos identificadores do património e paisagem na região.

Sul Informação
2º Prémio – “Nora” de Maria de Fátima Afonso

Minas, canhas, poços, noras, aquedutos, tanques, cisternas, represas, fontes marcam e identificam, ainda hoje, o território algarvio, em especial o barrocal com as suas hortas e pomares. Uma paisagem cultural trabalhada pelo homem, século após século onde se sobrepõem heranças de romanos, árabes e populações que lhes sucederam. Também no litoral, onde as comunidades se viraram para o mar e para a ria na busca de sustento, vamos encontrar em estreita relação com a água, não só valiosos ecossistemas, como também, no domínio do património imaterial, diversas actividades e saberes-fazeres ligados à pesca, mariscagem, salinicultura, navegação marítima e fluvial.

Ao longo de um percurso previamente definido, os participantes foram desafiados a registar, ao longo de um dia, conjuntos edificados (noras, fontes, poços, tanques, cisternas, açudes,…) bem como hortas e pomares associados, áreas de valor ambiental e paisagístico ligadas à água (ria Formosa, sapal de Vila Real de Santo António e Castro Marim, praia da Manta Rota, baía de Monte Gordo, rio Guadiana,…), e ainda, no domínio do património cultural imaterial, atividades profissionais e saberes-fazeres ligados à pesca, mariscagem, salinicultura e navegação.

Participaram nove concorrentes, com 90 fotografias.

Sul Informação
3º Prémio – “Poço” de Maria Isabel Gaviño Cabrera

A corrida foi uma organização da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António / Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela, com o apoio de Passeios da Ria Formosa; Restaurante Sem Espinhas e Quinta da Fornalha – Agricultura Biológica e Ecoturismo Sustentável.

A Câmara Municipal de Vila Real de Santo António anunciou ainda que pretende expor os melhores trabalhos no início do próximo ano.

sessões de cinema de inverno
zoomarine

Também poderá gostar

Festa de Santa Rita_Procissão (2)

Santa Rita homenageia sua padroeira

bombeiros_er_12

VRSA: Incêndio deflagra em veleiro num estaleiro

Hastear das Bandeiras_VRSA (3)

VRSA celebrou 249 anos com inaugurações e homenagens