Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
dengun

Sul InformaçãoOs telemóveis emitem radiações microondas. Mas poderão as radiações dos telemóveis transformar grãos de milho em pipocas? Esta questão levou à proliferação de vídeos no Youtube com a tentativa de demonstração.

A experiência é simples: colocam-se alguns grãos de milho rodeados por três ou quatro telemóveis, dispostos numa mesa. De seguida, fazem-se chamadas simultâneas para os telemóveis que, pouco depois de começarem a tocar, levam a que os grãos de milho se transformem em pipocas.

Parece, então, estar provado que as radiações são tão intensas que são capazes de alterar a estrutura do milho. E se têm esse efeito nos cereais, o que não poderão fazer ao nosso cérebro, poderão alguns pensar. No entanto, a verdade é que os telemóveis não possuem esta capacidade, é fisicamente impossível.

jf-quarteira

A explicação para o que se vê pode passar por um processo de montagem ou por uma fonte de aquecimento debaixo da mesa, segundo explicam o professor Carlos Fiolhais e o investigador David Marçal.

Estes cientistas são os autores do livro recentemente publicado “Pipocas com telemóvel e outras histórias de falsa ciência”. As radiações emitidas pelos telemóveis são fracas, se tivessem o efeito sugerido no vídeo, o instrumento de comunicação aqueceria tanto que não poderia ser manipulado. Mas em ciência não há nada como experimentar. Utilize-se o número de telemóveis que se quiser e o resultado será sempre o mesmo: o milho continuará milho.

Perante as mais inusitadas histórias que circulam pela internet, é preciso analisá-las com um sentido crítico, principalmente as que são relacionadas com a ciência. Contudo, o conhecimento científico atual tem avançado tanto e tão rapidamente que é difícil discernir o que é ciência e o que é falsa ciência, e este livro vem colmatar essa falha.

Para além da história dos telemóveis, podemos também encontrar indícios de falsa ciência na publicidade aos alimentos probióticos, como alguns iogurtes; em debates da atualidade como as alterações climáticas; relativamente aos cuidados de saúde como as curas quânticas; entre outros.

Talvez o motivo para a publicação deste livro tenha passado por um exercício de cidadania, para contribuir para uma população mais informada. Como afirmou o David Marçal numa palestra, na Nazaré, onde falou do seu livro: “Pseudociência e vigarices já têm demasiado tempo de antena. É tempo de dar voz à ciência, à razão e ao ceticismo”.

 

Referência:
David Marçal & Carlos Fiolhais, “Pipocas com Telemóvel e outras histórias de falsa ciência”, Gradiva Publicações, Lisboa, 2012

 

Autor: João Monteiro

Ciência na Imprensa Regional – Ciência Viva

 

lagos eventos

Também poderá gostar

Sul Informação - Investigadores detetam microplásticos em rios considerados saudáveis

Investigadores detetam microplásticos em rios considerados saudáveis

Sul Informação - Flores existem na Terra há 123 milhões de anos, determina estudo feito em Portugal

Flores existem na Terra há 123 milhões de anos, determina estudo feito em Portugal

Sul Informação - Paleontólogos investigam fósseis de dinossauros com 230 milhões de anos em Messines e na Penina

Paleontólogos investigam fósseis de dinossauros com 230 milhões de anos em Messines e na Penina