Faro poupou 27 mil euros em energia elétrica num ano

Faro poupou 27 mil euros em energia elétrica no espaço de um ano, depois de ter reajustado o horário de […]

Faro poupou 27 mil euros em energia elétrica no espaço de um ano, depois de ter reajustado o horário de disponibilização de iluminação pública para fazer face ao aumento da taxa de IVA de 6 para 23 por cento. Uma redução que, ainda assim, não compensa o aumento que esta medida do Governo motivou, que elevou a fatura anual de eletricidade da autarquia farense em cem mil euros.

A poupança conseguida com o reajustamento de horário, «passado um ano e feitas as contas», representa 4 por cento da fatura total, anunciou a Câmara de Faro num comunicado. «Este ajuste veio permitir à autarquia fazer face a este despesa extra que não estava contemplada e desta forma não contribuir para o agravamento da situação financeira do Município de Faro», lê-se no documento.

Segundo a autarquia, a racionalização de recursos «resultou de um estreito entendimento com a EDP que colaborou connosco neste ensaio e só é possível através dos relógios astronómicos instalados nos postos de transformação».

«É de referir que a EDP vai instalar brevemente mais 40 relógios que não são mais do que programadores electro digitais que utilizam um controlo automático de ligações e cortes de energia em função do pôr e do nascer do sol», revelou a autarquia.

Comentários

pub