CHBA testou plano de emergência interno

O Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio realizou esta quinta-feira, dia 22, às 11h00, um simulacro, com o objetivo de testar […]

O Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio realizou esta quinta-feira, dia 22, às 11h00, um simulacro, com o objetivo de testar o Plano de Emergência Interna. O cenário criado foi o de um incêndio no serviço de Cirurgia 1, localizado no 4º piso do edifício.

Após ter soado o alarme, foi acionado, de imediato, o dispositivo de segurança interno contra incêndios, tendo sido simulada a evacuação de dois doentes acamados para o Serviço de Urgência e mobilizados 11 para local seguro, no mesmo piso.

Em simultâneo, foram acionados os meios externos – Bombeiros Voluntários de Portimão – que chegaram ao local «atempadamente com os meios necessários à ocorrência» e que realizaram o controlo do fogo «com grande prontidão».

Deste simulacro, o CHBA diz que «foi possível evidenciar a eficácia e operacionalidade do Plano de Emergência Interno, ao nível dos meios e do pessoal da instituição, bem como a necessidade de evacuação de doentes e ainda a articulação de meios internos e externos de socorro».

O exercício contou também com a participação de elementos da Proteção Civil e PSP num ambiente criado pela Certitecna, Engenheiros Consultores.

No final do simulacro foi realizado um briefing onde foi realçado o êxito do exercício, que se irá estender à Unidade Hospitalar de Lagos, em data a determinar.

A administração do CHBA agradece toda a cooperação quer externa, quer interna de todos os meios e serviços envolvidos.

Comentários

pub