Biblioconfessionário traz António Zambujo a Silves

O músico António Zambujo é o próximo convidado da rubrica regular “Biblioconfessionário com…” da Biblioteca Municipal de Silves, marcada para […]

O músico António Zambujo é o próximo convidado da rubrica regular “Biblioconfessionário com…” da Biblioteca Municipal de Silves, marcada para dia 7 de novembro, às 21h00.

Neste serão, entrecruzando com a interpretação de alguns temas musicais, este convidado especial falará, num ambiente intimista e informal, sobre os livros e melodias que mais marcaram a sua vida.

Considerado um dos mais talentosos e promissores músicos da nova geração de fado de fusão e da “World music” em Portugal, António Zambujo é natural de Beja, tendo crescido a ouvir cante alentejano.

Começou a estudar clarinete com 8 anos, tendo-se estreado no Conservatório Regional do Baixo Alentejo. Ainda pequeno, apaixonou-se pelo Fado e pelas vozes de Amália Rodrigues, Maria Teresa de Noronha, Alfredo Marceneiro, João Ferreira Rosa, Max, entre muitos outros.

Com o curso de clarinete na bagagem, rumou a Lisboa, onde Mário Pacheco, intérprete e compositor de guitarra portuguesa lhe abre a porta do conhecido Clube do Fado, em Alfama, onde passou a tocar.

Pouco depois, integrou o musical “Amália”, dirigido por Filipe La Féria, onde interpretou o papel de Francisco Cruz, o primeiro marido de Amália, durante os quatro anos que o espetáculo esteve em cartaz.

Desde 2002, editou cinco álbuns, o último dos quais este ano, intitulado “Quinto”. Tem, assim, percorrido Portugal e inúmeros países a divulgar com enorme sucesso o seu trabalho musical, no qual se cruzam e reinventam a música tradicional alentejana, o fado, o jazz e os sons do mundo.
Sobre António Zambujo, Caetano Veloso disse em 2008 “… o que se ouve em Zambujo é algo já que vai mais fundo.

É um jovem cantor de fado que, intensificando mais a tradição do que muitos de seus contemporâneos, faz pensar em João Gilberto e em tudo que veio à música brasileira por causa dele”.

O evento, de entrada livre, conta como apoio do Espelho de Cultura – Produções Artísticas.

Mais informações sobre a rubrica Biblioconfessionário poderão ser recolhidas junto da Biblioteca Municipal de Silves através dos telefones 282 442 112 | 282 440 800 ou do endereço eletrónico [email protected].

Comentários

pub