Faro vai ter AEC em breve recorrendo às associações de pais

As Associações de Pais das escolas do concelho de Faro vão assumir a responsabilidade de contratar professores para as Atividades […]

As Associações de Pais das escolas do concelho de Faro vão assumir a responsabilidade de contratar professores para as Atividades Extra Curriculares (AEC), uma vez que, sobretudo devido às restrições impostas pela Lei dos Compromissos, a Câmara Municipal não o pode fazer diretamente.

«Não sendo fácil através da Câmara Municipal a contratação de professores para as AEC, vamos fazê-lo através das associações de pais», anunciou a autarquia.

A Câmara Municipal revelou ter-se reunido com as associações de pais das escolas de Ensino Básico do Bom João, São Luís, Carmo, Vale Carneiros, Montenegro, Alto Rodes e a Casa do Povo de Estoi (como Instituição Particular de Solidariedade Social, pois as Escolas Básicas do 1º ciclo do Agrupamento de Estoi não têm associação de pais constituída) com o objetivo de «discutir o problema e apontar para uma solução exequível no mais curto espaço de tempo possível».

«Todos (à exceção da Associação de Pais de Montenegro) manifestaram a melhor disponibilidade para cooperarem com o Município e agrupamentos de escolas na melhoria das condições pedagógicas das crianças, assumindo esta responsabilidade».

A solução passa pelas associações de pais constituírem-se como promotoras das AEC, solicitando à Direção Regional de Educação uma autorização para o efeito.

Desta forma, o Município deixa de receber a correspondente verba para fazer face aos custos com as AEC e a Direção Regional de Educação do Algarve passa a transferir diretamente o valor para as associações.

Esta medida foi logo adotada pela Associação de Pais da Escola EB1 do Bom João, sendo este o único estabelecimento do ensino do concelho com AEC desde o início do ano letivo.

A Câmara Municipal acrescenta ainda que «continua a acompanhar todo o processo e está disponível para prestar todo o apoio às associações de pais e demais intervenientes com vista à rápida solução deste assunto».

Comentários

pub