Encontro de Música Antiga de Loulé encerra com atuação de grupos nacionais

O XIV Encontro de Música Antiga de Loulé chega ao fim no sábado, dia 13, às 21h30. Sobem ao palco […]

O XIV Encontro de Música Antiga de Loulé chega ao fim no sábado, dia 13, às 21h30. Sobem ao palco do Convento de Santo António, em Loulé, o Ensemble de Alaúdes do Conservatório Regional de Évora- Eborae Mvsica (alunos da professora Helena Raposo) e Ensemble de Flautas de Loulé do Centro de Expressão Artística do Município de Loulé (alunos do professor Francisco Rosado), para uma atuação conjunta.

Os agrupamentos irão interpretar peças para consort do Renascimento e do Período Barroco.

O Ensemble de Alaúdes do Conservatório Regional de Évora – Eborae Mvsica surgiu em 2011, da vontade da professora e dos alunos da classe de Alaúde deste conservatório fazerem música de conjunto com os seus instrumentos e com peças da época.

Desta forma e durante este ano letivo, o Ensemble já se apresentou em concerto nos 1001 Músicos no Centro Cultural de Belém, em outubro 2011. No passado mês de abril de 2012 foi agraciado com uma Menção Honrosa no Concurso Jovens Intérpretes de Música Antiga, na categoria de Música de Câmara, que se realizou em Linda-a-Velha.

O Ensemble de Flautas de Loulé foi constituído em dezembro de 1994, por alunos da Escola de Música do Município de Loulé, sob orientação do professor Francisco Rosado.

Gravou até ao momento três cds, com peças da Idade Média ao século XX, com apoio da Câmara Municipal de Loulé, e tem participado em todas as edições do Encontro de Música Antiga, que anualmente se realiza neste concelho.

Tocou em dezenas de concertos e em momentos musicais integrados no Festival MED de 2008, 2009, 2010 e 2011, bem como no Festival Clássica em Cacela de 2009.

Alguns elementos do grupo participaram em master classes lecionadas por destacados flautistas – Bart Spanhove, Paul Lenhouts, Pamela Thorby, Kerstin de Witt, Dorothee Oberlinger, Peter Holtslag – quer a nível da música de consort, quer a solo.

O preço dos bilhetes para este espetáculo é de 5 euros.

Em 2012, o Encontro de Música Antiga de Loulé volta a reafirmar-se como um dos raros exemplos de iniciativa cultural exclusivamente dedicada à música da Idade Média ao Período Clássico no contexto nacional, e um dos eventos culturais de relevo promovidos pela Câmara Municipal de Loulé.

 

Comentários

pub