CCDR Algarve acorda estratégia conjunta para preparar próximo ciclo de ajudas comunitárias

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve convidou os municípios, as associações empresariais (ACRAL, AECOPS, AHETA, AIHSA, […]

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve convidou os municípios, as associações empresariais (ACRAL, AECOPS, AHETA, AIHSA, ANJE, CEAL, NERA) e a Universidade para uma parceria de trabalho, no âmbito preparação do próximo período de programação das ajudas comunitárias.

Esta parceria, num trabalho que será coordenado pela CCDR Algarve, tem em vista a definição de um diagnóstico sustentado na realidade da Região e a fundamentação de propostas e identificação de prioridades capazes de se assumirem como soluções adequadas às necessidades da Região.

Neste contexto, o presidente da CCDR Algarve e gestor do PO Algarve 21 – Programa Operacional Regional do Algarve, David Santos, no próximo dia 12 de outubro, às 9h15, assina um conjunto de protocolos com a AMAL, associações setoriais e empresariais e com a Universidade do Algarve, na sede da CCDR Algarve, em Faro, a que se segue uma conferência de imprensa.

O objetivo é, «numa lógica de participação, comunhão e partilha, definir a estratégia para o futuro da região e antecipar as prioridades e as linhas mestras, fortalecendo o lobby e a defesa dos interesses regionais».

A CCDRA salienta que «a programação do próximo ciclo de Fundos Comunitários reveste-se no atual contexto, de uma relevância particular para a Região do Algarve».

Neste âmbito, «a definição de uma Estratégia Regional para o período 2014-2020, implica o envolvimento comprometido de todos, de forma a garantir uma reflexão aprofundada sobre a realidade e sobre as estratégias a seguir em termos de desenvolvimento económico, social e territorial do Algarve».

À assinatura destes protocolos, segue-se uma sessão debate “Estratégia 2020 e a sua implementação a nível regional”, de forma a marcar o início do debate público sobre a estratégia Europa 2020 e os seus instrumentos de financiamento para futuro da Região no período pós 2013.

Com o duplo objetivo de trazer à Região do Algarve informação relevante sobre preparação da futura arquitetura dessas políticas e do seu orçamento, no período 2014 – 2020, e estimular o debate público sobre o futuro desenho de políticas de desenvolvimento regional, este evento junta responsáveis do Parlamento Europeu, eurodeputados portugueses, presidentes da CCDR e da AMAL, reitor da Universidade do Algarve, o coordenador do Observatório do QREN, entre outros, sendo esperados cerca de uma centena de participantes, de vários sectores institucionais, económicos e sociais.

Na sessão serão também apresentados os princípios fundamentais da iniciativa “Os valores da União Europeia”, promovida pelo Centro Europe Direct sediado na CCDR Algarve, e cenários de continuidade ou mudança propostos para a próxima geração de políticas de coesão na Região do Algarve.

Ao longo do dia serão ainda debatidas políticas comunitárias relacionadas com a Competitividade e Coesão, Inovação, Ciência e Educação, Ambiente, Energia e será distribuído no âmbito da monitorização das Dinâmicas Regionais o último boletim informativo, uma edição regular desenvolvida pelo Observatório das Dinâmicas Regionais desta CCDR.

Programa e inscrições da sessão debate estão disponíveis em www.ccdr-alg.pt. As Inscrições são obrigatórias.

Comentários

pub