Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Sul InformaçãoA exposição coletiva de fotografia “Multiculturalidade” abre ao público no próximo dia 17 de setembro, na Biblioteca Municipal de Silves.

A mostra, patente até ao dia 29 de setembro, é da autoria de Adriano Costa, Dilar Neves, Gonçalo Arez, João Cunha, Nuno Garção e Paulo Guerreiro, professores da Escola EB, 2.3 Dr. Garcia Domingues (Silves).

Movidos pelo gosto pela arte da fotografia, este grupo de docentes juntou-se para dar forma e vida – através dos diversos trabalhos fotográficos que têm em carteira – a esta que já é a sexta exposição dinamizada no âmbito da rúbrica “Talentos na Comunidade” e que pretende promover, integrar, (re)descobrir e espelhar os talentos existentes na comunidade, contribuir para a educação estética de várias gerações de leitores, vivenciar a BMS enquanto largo da comunidade e espaço de celebração coletiva e disseminar a curiosidade sobre o fundo bibliográfico existente na BMS, dedicado ao tema de cada exposição.

infraquinta rumo à sustentabilidade

“Multiculturalidade” poderá ser visitada de terça a sexta-feira das 10h00 às 19h30 e às segundas e sábados das 14h00 às 19h30.

Mais informações poderão ser recolhidas junto da Biblioteca Municipal de Silves, através dos telefones 282 440 800 | 282 442 112, ou do endereço de correio eletrónico: [email protected].

 

Sobre os docentes-fotógrafos

Adriano Costa nasceu em Moçambique, na antiga Lourenço Marques, hoje cidade de Maputo, em 1972. Veio para Portugal com três anos, para Mangualde, a terra do seu pai, onde viveu e cresceu até entrar para o ensino universitário.

Licenciou-se em Ensino de Português e Inglês na Universidade de Aveiro e há quinze anos rumou ao Algarve na qualidade de professor, trabalhando na Escola EB, 2.3 Dr. Garcia Domingues. A fotografia surgiu-lhe quase por acaso em 1998, ainda que com maior regularidade e de forma mais suportada tecnicamente em 2000, com o arranque dos sites de fotografia na internet.

Dilar Neves nasceu em Almodôvar, terra de seus pais e irmãos, de onde saiu, ainda bebé, em 1960. Viveu vários anos em Odivelas e estudou em Lisboa, concluindo a licenciatura em Arquitetura.

Há onze anos que está no Algarve, encontrando-se presentemente a lecionar as disciplinas de Educação Visual e de Pintura na Escola EB, 2.3 Dr. Garcia Domingues. A fotografia surgiu-lhe na adolescência quando os pais lhe ofereceram uma máquina fotográfica Kodak.

Depois foi adquirindo mais conhecimentos ao longo do período universitário, desenvolvendo o gosto pela Fotografia. Tem vindo a dinamizar clubes de fotografia em várias escolas por onde tem passado.

Gonçalo Arez nasceu no Alto Alentejo, em Portalegre, em 1972, saindo para Lisboa aos 18 anos, onde concluiu o curso de Educação Física e Desporto na Faculdade de Motricidade Humana. Amante do desporto desde pequeno, praticou futebol de rua, basquetebol, badminton e corfebol. Aos vinte e quatro anos veio por amor para o Algarve, apaixonando-se pela região.

Atualmente é professor de Educação Física na Escola EB, 2.3 Dr. Garcia Domingues. A paixão pela fotografia é relativamente recente, ainda que a objetiva da clássica “Yashica” de seu pai sempre tenha tido uma presença muito forte e simbólica no seu imaginário e na sua infância e juventude.

João Cunha nasceu em Setúbal em 1959 e aí viveu até rumar a Lisboa, onde concluiu a licenciatura em Economia na Universidade Católica Portuguesa.

Esteve em Moçambique durante dois anos e no regresso a terras lusitanas instalou-se em Monchique, onde optou pelo ensino, lecionando depois em várias escolas até chegar a Silves, onde é professor na Escola EB, 2.3 Dr. Garcia Domingues há mais de vinte anos.

Desde cedo se interessou pela Fotografia como arte de observar o mundo, a natureza e as gentes, bebendo também, como inspiração, em várias viagens que fez por vários continentes onde conviveu com múltiplas e variadas culturas e gentes.

Nuno Garção nasceu em Portalegre em 1976. Viveu grande parte da sua vida no Alentejo, onde se licenciou no Ensino de Matemática e Ciências da Natureza na Escola Superior de Educação da sua terra-natal, tendo-se especializado com um mestrado em Didática da Matemática na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Há três anos deixou as origens e rumou ao Algarve, onde ensina na Escola EB, 2.3 Dr. Garcia Domingues. Há muito tempo que se interessa pela fotografia, ainda no tempo do rolo e do analógico, mas não tem formação técnica na área, considerando-se um curioso que buscar um olhar particular sobre a realidade que o envolve.

Paulo Guerreiro nasceu em Loulé no ano de 1974. Viveu desde sempre no Algarve, concluindo os seus estudos superiores com a licenciatura em Ensino da Informática na Universidade do Algarve.

É atualmente professor dessa área na Escola EB, 2.3 Dr. Garcia Domingues. O seu interesse pela fotografia surgiu casualmente, através de amigos que partilham do mesmo gosto.

Sente uma especial atração pelo detalhe, precisão e pormenor, recorrendo ao registo em macro, sendo também fascinado pela fotografia noturna.

vamos à vila 2025
zoomarine

Também poderá gostar

Biblioteca Municipal de Silves_uma das 445 bibliotecas da RNBP

A história social de Portugal no século XX é tema de curso em Silves

Quim Barreiros

Mostra de Papas de Milho leva Romana e Quim Barreiros a Silves

Assinatura Contrato PP Baleizão (1)

Novo Plano de Pormenor do Baleizão quer reforçar dinâmica económica de Alcantarilha