O primeiro concerto do mês, integrado na iniciativa “Sons Antigos a Sul”, da Academia de Música de Lagos, acontece esta sexta-feira, às 18h00, na Igreja de Santo António, um dos ex-libris da cidade e cuja decoração em talha dourada é considerada das mais belas do País. Estão previstos mais dois em agosto.
Nos dias 3, 10 e 17 deste mês, o I Ciclo de Música Antiga do Barlavento traz a Lagos os “Sons Antigos a Sul”.
Organizado pela Academia de Música de Lagos esta iniciativa cultural, composta por três concertos, vai decorrer, a partir das 18h00, na Igreja de Santo António, um dos ex-libris da cidade e cuja decoração em talha dourada é considerada das mais belas do País.
De acordo com Elsa Mathei, responsável pela direção artística e conceção deste evento, “o I Ciclo de Música Antiga do Barlavento é o início de um projeto de Música Antiga no Algarve que pretende instalar-se anualmente”.
A Música Antiga compreende a utilização de instrumentos originais ou cópias fidedignas de instrumentos construídos na época e que se encontram espalhados por museus ou coleções privadas. Na base desta busca do som original que se ouviria noutros tempos está a utilização de tratados e métodos da época que descrevem e teorizam o estilo interpretativo musical relativo a cada fase da história da música. Com esta conjugação de meios chegou-se à Música Historicamente Informada que contempla toda a música do período Clássico, passando pelo Barroco, Renascimento e Medieval.
Nesta primeira série de concertos de Música Antiga é proposta uma mostra com diversidade de épocas, estilos e instrumentação que se insere perfeitamente no espaço em causa.
Os bilhetes, à venda na Academia e no próprio local, custam 5 ou 3 euros (por pessoa para grupos/famílias com um mínimo três elementos), funcionários da CM Lagos, sócios da Academia, portadores de cartão-jovem/cartão de estudante e maiores de 65 anos).
PROGRAMA
Dia 03 | As Nações (Re)unidas
José Rodrigues Gomes – fagote / flauta
Tiago Simas Freire – flauta
Sofia Nereida Pinto – cravo
Dia 10 | Baroque Generation
Nuno Mendes – violino
Ji Yun Kang – violoncelo
Elsa Mathei – cravo
Dia 17 | Le Goût Théatral
Daniela Tomaz – flauta / traverso / percussão
Ji Yun Kang – violoncelo
Elsa Mathei – cravo