Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
banner aljezur sempre

Sul InformaçãoPedro Castelo Xavier e Helder Renato Rodrigues disputam esta quinta-feira, dia 9 de agosto, as eleições para a presidência da Comissão Política da Concelhia do PSD de Portimão.

Pedro Xavier, de 38 anos, empresário, é o atual presidente desta estrutura dos social-democratas portimonenses e recandidata-se, encabeçando a Lista A.

Pedro Xavier esteve recentemente envolvido no caso das nomeações feitas pelo novo presidente do Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio. Mas, devido à onda de comentários e reações negativas que se gerou contra a sua nomeação para o CHBA, acabou por renunciar a esse cargo e à nomeação que foi por grande parte da opinião pública interpretada como meramente política.

lagos eventos

Helder Renato Rodrigues, de 38 anos, que reside em Portimão desde 2006, é o atual chefe de gabinete do presidente da Câmara de Monchique, o social-democrata Rui André.

A sua Lista B, com o lema «Mudar para Vencer», tem como primeiros subscritores Filipe Abreu (fundador do PSD e ex-deputado) e Carlos Martins (ex-secretário de Estado e ex-deputado), bem como outras figuras de peso do PSD de Portimão.

Como candidatos a vice-presidentes na Lista B surgem Júlio Ferreira (ex- presidente da JSD Portimão nos anos 90) e Ricardo Samuel Oliveira (professor universitário e ex-membro da Assembleia Municipal de Portimão), e a secretário geral Nuno Campos Inácio, oficial de justiça, investigador e autor.

 

As propostas

 

Sul InformaçãoPedro Castelo Xavier – Na sua carta aos militantes, o atual líder da Concelhia do PSD/Portimão e recandidato através da Lista A, faz um balanço muito positivo dos dois anos em que esteve à frente do partido localmente: «o PSD/Portimão passou da quinta secção para a terceira secção em número de militantes no Distrito de Faro. O PSD/Portimão cresceu bastante, temos mais 140 novos companheiros».

Por outro lado, sublinha, «a Secção de Portimão está bem representada nos Órgãos da Distrital (Comissão Política Distrital/Conselho de Jurisdição/Conselho de Auditoria Financeira/Assembleia Distrital)».

Mas, defende Pedro Xavier, «o PSD/Portimão reorganizou-se, foi criado o Gabinete de Estudos, liderado pelo companheiro Virgílio Machado, com o objetivo de discutir de forma imparcial e rigorosa os problemas do nosso concelho, mas apontando sempre soluções».

O candidato da Lista A sublinha também que «a [atual] Comissão Política promoveu a união da crescente família social-democrata através da organização de vários eventos com enorme sucesso junto dos nossos militantes, onde a reflexão e convívio imperaram».

Em relação às propostas apresentadas ao longo destes dois anos, Pedro Xavier salienta que «o PSD/Portimão saiu vencedor e com obra feita. Fizemos uma oposição viril, aguerrida, mas acima de tudo construtiva, com o objetivo último de beneficiar a sociedade portimonense». Como exemplos aponta «a criação de uma cantina social, a criação de uma bolsa de livros escolares e a criação de um centro de acolhimento temporário».

Como é óbvio, também a Lista A tem as Eleições Autárquicas de 2013 no seu horizonte de objectivos: «a situação do país e do Município de Portimão são a imagem da má gestão a que o PS nos habituou. Teremos dentro de meses um grande desafio, o de preparar as eleições autárquicas de 2013, que exigem muito trabalho, dedicação e esforço. Só com uma boa equipa composta de homens e mulheres competentes conseguiremos vencer o próximo obstáculo».

 

Sul InformaçãoHelder Renato Rodrigues – Na sua carta aos militantes, Helder Renato traça os objetivos da sua candidatura, que passam por ganhar, para o PSD, a Câmara de Portimão, nas Eleições Autárquicas de 2013: «Queremos Vencer Portimão em 2013! Esse objetivo só se consegue com a envolvência de todas(os), sem excluir ninguém, de forma a derrotar aqueles que têm estado à frente dos destinos e gestão (uma má gestão) de Portimão nas últimas três décadas».

«O que queremos é credibilizar o PSD em Portimão, colocá-lo no seu lugar por direito que é o de principal projeto político de alternativo ao Partido Socialista em Portimão», acrescenta.

Mas o líder da Lista B esclarece: «Mais do que uma candidatura pessoal esta é uma candidatura de uma equipa».

E é em relação à escolha do candidato do PSD às Autárquicas2013 que a lista de Helder Renato Rodrigues assume a principal divergência em relação à lista opositora: «entendemos que é sempre uma questão fraturante do PSD de Portimão a escolha dos rostos principais, ou mesmo do rosto principal que liderará a alternativa credível que tanto desejamos. Temos consciência que essa decisão não pode, nem deve ser feita, sem uma fundamentação mais técnica e justa».

Mas, sublinha a Lista B, «acreditamos que têm de ser os Portimonenses a dizer e a refletir connosco, claramente, quem acham que é o(a) melhor preparado(a) para liderar a candidatura vencedora nas Eleições Autárquicas 2013!».

Este, assume Helder Renato, «um dos pontos de discórdia com a atual direção do PSD em Portimão, ou pelo menos o principal». «Tudo fizemos para conseguirmos que as nossas ideias fossem aceites. Tal não foi possível! É nas ideias e nas razões e não nas pessoas, que temos esta salutar divergência! Queremos um processo justo e transparente onde as regras do mesmo estejam bem definidas, em concordância com a estratégia da Comissão Política Nacional definida em Congresso e da Comissão Política Distrital apresentada em Assembleia Distrital».

lagos eventos
emarp

Também poderá gostar

Sul Informação - O Chega cresce onde a esperança se desvanece

Governo marca eleições autárquicas para 12 de Outubro

Sul Informação - Obras no Jardim da Fortaleza, na Praia da Rocha, devem estar concluídas na segunda quinzena de Julho

Obras no Jardim da Fortaleza, na Praia da Rocha, devem estar concluídas na segunda quinzena de Julho

Sul Informação - PS/Tavira aprova recandidatura de Ana Paula Martins e restantes cabeças de lista

PS/Tavira aprova recandidatura de Ana Paula Martins e restantes cabeças de lista