Pedro Xavier e Helder Renato disputam hoje a presidência da concelhia do PSD/Portimão

Pedro Castelo Xavier e Helder Renato Rodrigues disputam esta quinta-feira, dia 9 de agosto, as eleições para a presidência da […]

Pedro Castelo Xavier e Helder Renato Rodrigues disputam esta quinta-feira, dia 9 de agosto, as eleições para a presidência da Comissão Política da Concelhia do PSD de Portimão.

Pedro Xavier, de 38 anos, empresário, é o atual presidente desta estrutura dos social-democratas portimonenses e recandidata-se, encabeçando a Lista A.

Pedro Xavier esteve recentemente envolvido no caso das nomeações feitas pelo novo presidente do Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio. Mas, devido à onda de comentários e reações negativas que se gerou contra a sua nomeação para o CHBA, acabou por renunciar a esse cargo e à nomeação que foi por grande parte da opinião pública interpretada como meramente política.

Helder Renato Rodrigues, de 38 anos, que reside em Portimão desde 2006, é o atual chefe de gabinete do presidente da Câmara de Monchique, o social-democrata Rui André.

A sua Lista B, com o lema «Mudar para Vencer», tem como primeiros subscritores Filipe Abreu (fundador do PSD e ex-deputado) e Carlos Martins (ex-secretário de Estado e ex-deputado), bem como outras figuras de peso do PSD de Portimão.

Como candidatos a vice-presidentes na Lista B surgem Júlio Ferreira (ex- presidente da JSD Portimão nos anos 90) e Ricardo Samuel Oliveira (professor universitário e ex-membro da Assembleia Municipal de Portimão), e a secretário geral Nuno Campos Inácio, oficial de justiça, investigador e autor.

 

As propostas

 

Pedro Castelo Xavier – Na sua carta aos militantes, o atual líder da Concelhia do PSD/Portimão e recandidato através da Lista A, faz um balanço muito positivo dos dois anos em que esteve à frente do partido localmente: «o PSD/Portimão passou da quinta secção para a terceira secção em número de militantes no Distrito de Faro. O PSD/Portimão cresceu bastante, temos mais 140 novos companheiros».

Por outro lado, sublinha, «a Secção de Portimão está bem representada nos Órgãos da Distrital (Comissão Política Distrital/Conselho de Jurisdição/Conselho de Auditoria Financeira/Assembleia Distrital)».

Mas, defende Pedro Xavier, «o PSD/Portimão reorganizou-se, foi criado o Gabinete de Estudos, liderado pelo companheiro Virgílio Machado, com o objetivo de discutir de forma imparcial e rigorosa os problemas do nosso concelho, mas apontando sempre soluções».

O candidato da Lista A sublinha também que «a [atual] Comissão Política promoveu a união da crescente família social-democrata através da organização de vários eventos com enorme sucesso junto dos nossos militantes, onde a reflexão e convívio imperaram».

Em relação às propostas apresentadas ao longo destes dois anos, Pedro Xavier salienta que «o PSD/Portimão saiu vencedor e com obra feita. Fizemos uma oposição viril, aguerrida, mas acima de tudo construtiva, com o objetivo último de beneficiar a sociedade portimonense». Como exemplos aponta «a criação de uma cantina social, a criação de uma bolsa de livros escolares e a criação de um centro de acolhimento temporário».

Como é óbvio, também a Lista A tem as Eleições Autárquicas de 2013 no seu horizonte de objectivos: «a situação do país e do Município de Portimão são a imagem da má gestão a que o PS nos habituou. Teremos dentro de meses um grande desafio, o de preparar as eleições autárquicas de 2013, que exigem muito trabalho, dedicação e esforço. Só com uma boa equipa composta de homens e mulheres competentes conseguiremos vencer o próximo obstáculo».

 

Helder Renato Rodrigues – Na sua carta aos militantes, Helder Renato traça os objetivos da sua candidatura, que passam por ganhar, para o PSD, a Câmara de Portimão, nas Eleições Autárquicas de 2013: «Queremos Vencer Portimão em 2013! Esse objetivo só se consegue com a envolvência de todas(os), sem excluir ninguém, de forma a derrotar aqueles que têm estado à frente dos destinos e gestão (uma má gestão) de Portimão nas últimas três décadas».

«O que queremos é credibilizar o PSD em Portimão, colocá-lo no seu lugar por direito que é o de principal projeto político de alternativo ao Partido Socialista em Portimão», acrescenta.

Mas o líder da Lista B esclarece: «Mais do que uma candidatura pessoal esta é uma candidatura de uma equipa».

E é em relação à escolha do candidato do PSD às Autárquicas2013 que a lista de Helder Renato Rodrigues assume a principal divergência em relação à lista opositora: «entendemos que é sempre uma questão fraturante do PSD de Portimão a escolha dos rostos principais, ou mesmo do rosto principal que liderará a alternativa credível que tanto desejamos. Temos consciência que essa decisão não pode, nem deve ser feita, sem uma fundamentação mais técnica e justa».

Mas, sublinha a Lista B, «acreditamos que têm de ser os Portimonenses a dizer e a refletir connosco, claramente, quem acham que é o(a) melhor preparado(a) para liderar a candidatura vencedora nas Eleições Autárquicas 2013!».

Este, assume Helder Renato, «um dos pontos de discórdia com a atual direção do PSD em Portimão, ou pelo menos o principal». «Tudo fizemos para conseguirmos que as nossas ideias fossem aceites. Tal não foi possível! É nas ideias e nas razões e não nas pessoas, que temos esta salutar divergência! Queremos um processo justo e transparente onde as regras do mesmo estejam bem definidas, em concordância com a estratégia da Comissão Política Nacional definida em Congresso e da Comissão Política Distrital apresentada em Assembleia Distrital».

Comentários

pub