Ferragudo reforça tradição da festa de Nossa Senhora da Conceição

Cerca de uma centena de embarcações, todas elas enfeitadas, esperavam esta quarta-feira à tarde a chegada da procissão com a […]

Cerca de uma centena de embarcações, todas elas enfeitadas, esperavam esta quarta-feira à tarde a chegada da procissão com a imagem de Nossa Senhora da Conceição junto à estação do Salva-Vidas de Ferragudo.

A muralha tornou-se pequena para uma multidão que queria ver o consagrar de uma tradição renascida no ano anterior. Muitas máquinas fotográficas arquivavam as imagens para um futuro de história que é sempre bom preservar e recordar. E nem a chuva que caiu ao longo do dia desmobilizou a festa.

O cortejo embarcou então em vários barcos que deram a volta entre a Docapesca e a Praia Grande, numa imagem emocionante para quem ainda se lembrava de como era esta festa dos pescadores de Ferragudo há mais de cinquenta anos.

O cortejo desembarcou junto ao Salva Vidas, cumprindo até à Igreja o antigo percurso, como sempre com a bênção das embarcações e dos pescadores.

Luís Alberto, presidente a Junta de Freguesia de Ferragudo, autarquia que retomou esta tradição desde há três anos, já garantiu que agora é  «impossível voltar atrás, pois a partir de agora a festa veio para ficar, e cada ano será melhor e com mais participação popular».

À noite, no largo da Angrinha, tendas com comes e bebes e música a preceito para alegrar os corações em férias, deram aos foliões razão para soltar a sua alegria dançando e falando com grupos de amigos. Mesmo sem o habitual fogo de artificio, devido à contenção de custos, a festa foi rija.

Os festejos em honra de Nossa Senhora da Conceição, padroeira da freguesia, integram-se na programação de Verão denominada «Ferragudo em Festa». promovida por aquela autarquia.

 

Comentários

pub