Aljezur comemora feriado municipal com noite multicultural e banho 29

Uma noite multicultural marcada para terça-feira, dia 28, marca o arranque dos festejos do feriado municipal de Aljezur. Este será […]

Uma noite multicultural marcada para terça-feira, dia 28, marca o arranque dos festejos do feriado municipal de Aljezur. Este será um momento que irá mostrar algumas das diferentes vertentes culturais do concelho.

Esta iniciativa irá decorrer em toda a zona histórica de Aljezur, iniciando-se no Largo da Liberdade no sopé do castelo, passando pelo largo do Museu Municipal, pela Igreja da Misericórdia, Museu Antoniano, Casa Museu José Cercas, terminando no interior do castelo de Aljezur onde atuarão vários DJs.

“Procura-se com esta iniciativa criar dinâmica na zona histórica, abrindo ao público museus, criando interação com várias vertentes musicas abrangendo todos os grupos etários”, explica a Câmara Municipal.

Os visitantes poderão encontrar fado, acordeão, banda filarmónica, violino e flauta clássica, guitarra clássica, animação circense, rock, provas de produtos regionais, artesanato e, como não poderia deixar de faltar, comes e bebes espalhados por esta zona.

Aos participantes e visitantes pede-se que se apresentem nesta festa com pelo menos uma peça de roupa branca.

No dia 29 de agosto terá lugar o tradicional banho 29 na praia de Odeceixe, antecedido por uma marcha passeio com partida prevista pelas 10h00 da sede do Grupo Desportivo Odeceixense.

Aqui, os participantes irão recriar as romarias típicas que as gentes do campo faziam até à praia nestas datas, com as respetivas vestimentas e o recheado almoço “piqueniqueiro” com os típicos petiscos de então.

Tudo isto será animado ainda com a presença da Banda Varzóficas que trará à praia do Odeceixe o reviver de velhas tradições.

Às 15h00 começam as cerimónias religiosas com a celebração da eucaristia na Igreja de Nossa Senhora D`Alva, seguida de procissão que irá percorrer algumas das ruas da vila.

Já pelas 17h00, terá lugar no EMA – Espaço Multiusos de Aljezur a já tradicional mega sardinhada que este ano terá, novamente, animação musical no mesmo recinto, com a atuação do Grupo Kapittal.

No início da noite, tempo ainda para serem premiados os 10 jovens aljezurenses que melhor desempenho escolar obtiveram durante o ano letivo 2011/2012, com a atribuição de um cheque a cada um, no valor de 500 euros.

Comentários

pub