PS teme que fecho do Porto de Quarteira a pescadores desportivos cause problemas sociais

O PS/Quarteira diz que a função social do novo Porto de Pesca daquela localidade foi colocada em causa com o […]

O PS/Quarteira diz que a função social do novo Porto de Pesca daquela localidade foi colocada em causa com o aviso do Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos (IPTM) que «ordena a retirada de todas as embarcações de recreio que se encontrem estacionadas no interior do porto de pesca, não fazendo qualquer distinção entre ”embarcações de recreio” e embarcações de “pesca desportiva”».

Segundo os socialistas quarteirenses, mesmo depois da construção do novo Porto de Pesca, continuou a permitir-se que os pescadores desportivos usassem o cais de embarque, uma vez que as suas embarcações são «o veículo para a comunidade local de pescadores reformados e desempregados possam exercer a atividade pesqueira para autossuficiência, o que na prática representa um complemento ao seu rendimento».

«Caso não haja uma alteração na orientação do aviso supra referido, cerca de meia centena de pescadores reformados e desempregados, e igual número de famílias, vão ver a sua condição de vida ainda mais agravadas e penalizadas, aspeto não displicente principalmente num período em que o pais se encontra num regime de austeridade económica e financeira», avisou o PS/Quarteira.

O assunto vai mesmo chegar ao Parlamento, através dos deputados socialistas eleitos pelo Algarve Miguel Freitas e João Soares, que «irão questionar a Senhora Ministra da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território, se o Governo está a equacionar encontrar uma infraestrutura portuária alternativa para aqueles pescadores reformados e desempregados».

O PS recordou a questão da remoção do cais nº 6 «que ainda não foi reposto». «Neste sentido, importa relembrar o Governo que em 28/05/2012, disse que “deverá ser instalado um novo equipamento, com a remoção da estrutura existente” respondendo a uma pergunta do Grupo Parlamentar do PS», recordam.

Comentários

pub