Monchique dedica fim-de-semana à batata e ao limão

Monchique vai dedicar três dias à batata e ao limão. De 29 de junho a 1 de julho realiza-se no […]

Monchique vai dedicar três dias à batata e ao limão. De 29 de junho a 1 de julho realiza-se no Largo dos Chorões a a I Feira da Batata e do Limão, dois produtos considerados pilares da economia agrícola daquele concelho.

Por ano, produzem-se em Monchique cerca de 600 toneladas de batata e entre 800 a 1000 toneladas de limão, produtos que serão vendidos no certame embalados e com uma indicação de origem.

Para além dos produtores de batata e de limão, também os setores da doçaria, dos licores e do artesanato vão marcar presença nesta feira, apresentando produtos inspirados naqueles que serão os “reis” do fim-de-semana.

Os restaurantes do concelho também participam na I Feira da Batata e do Limão de Monchique com uma mostra gastronómica alusiva ao evento.

Para animar a feira, está marcado, para domingo, um espetáculo musical com Lena D’Água, às 16h00, sendo que antes atua também a fadista monchiquense Adriana Marques. No sábado, a música fica a cargo de alguns artistas do concelho.

No âmbito desta I Feira da Batata e do Limão de Monchique, está previsto ainda um encontro entre os agentes comerciais do sector hortofrutícola do Algarve e os produtores agrícolas de Monchique, sob a forma de colóquio a ter lugar no sábado, dia 30 de junho, a partir das 10h00, nas instalações da Caixa Agrícola.

Junto de todos os participantes nesta feira será ainda distribuído um desdobrável promocional dos dois produtos, tendo por base os benefícios para a saúde resultantes do seu consumo.

Na sexta-feira, dia 29 de Junho, às 11h00, será também apresentado um livro que compila receitas gastronómicas com base na batata e no limão de Monchique.

A Feira da Batata e do Limão é promovida em conjunto pela Câmara Municipal de Monchique e pela CITRIGARBE-Associação dos Citricultores do Concelho de Monchique.

Comentários

pub