Moju insiste em reavivar tradição de São João em Olhão

O São João vai voltar a ser festejado à antiga, em Olhão, em mais uma edição do São Mojuão, a […]

O São João vai voltar a ser festejado à antiga, em Olhão, em mais uma edição do São Mojuão, a festa organizada pelo Movimento Juvenil de Olhão (Moju) dedicada a este Santo Popular. Os jovens olhanenses querem revitalizar esta tradição com fortes raízes no concelho e começam, aos poucos, a entusiasmar a população.

Nas noites de 22 e 23 de junho, no Largo do Grémio, por detrás da Sociedade Recreativa Olhanense, haverá gastronomia, onde não faltarão as inevitáveis sardinhas, bem como música, baile, manjericos e as decorações exigidas pela ocasião. Uma festa que envolve também os habitantes daquela zona antiga e central de Olhão, que ajudarão a fazer e a colocar estes enfeites no largo.

Apesar de ainda não terem chegado ao ponto de mobilização da população olhanense que desejam, os responsáveis pela Moju assinalam com agrado a participação dos que vivem junto ao local onde a festa se vai realizar.

«Temos notado grande entusiasmo da parte dos vizinhos. Ainda não tínhamos anunciado que iríamos repetir este ano e as pessoas já nos perguntavam pelo evento», revelou ao Sul Informação o dirigente da Moju e coordenador desta iniciativa Luís Tavares.

Na segunda edição da festa, neste formato aberto a toda a população, estarão em palco o grupo «Bailasons» (dia 22, sexta-feira) e a banda «Ivete Mangalho e as suas Rolinhas» (dia 23, sábado). A entrada é livre e há comes e bebes à venda.

Com esta festa, a Moju pretende reavivar a tradição de São João em Olhão, que já foi muito forte no passado. O dia 24 de junho até já foi o feriado oficial do concelho e, não há muitos anos, os bairros mais antigos enchiam-se do cheiro das iguarias típicas dos santos populares, de música e animação.

É este ambiente que a associação juvenil quer recuperar. «No futuro, queremos que esta festa cresça, de forma a ter maior envolvimento de toda a população e que seja preparada pelo povo», ilustrou Luís Tavares.

E não será por falta de vontade dos jovens em ajudar que este sonho não será realizado. «Os nosso jovens do projeto Bom Sucesso já estão a fazer lanternas e outras decorações para a festa», disse o dirigente da Moju.

Comentários

pub