Festival da Sardinha volta a Portimão com muitas mudanças

Entre 3 e 11 de agosto, o Festival da Sardinha vai apresentar muitas mudanças, com todos os caminhos convergindo para […]

Entre 3 e 11 de agosto, o Festival da Sardinha vai apresentar muitas mudanças, com todos os caminhos convergindo para o Parque de Feiras e Exposições de Portimão, cujas portas abrirão entre as 18h30 e as 01h00.

Durante nove noites, o mais emblemático festival gastronómico de Portugal ganha na sua 18ª edição um novo fôlego, numa viagem que começa a ser recreada junto ao Museu de Portimão, percorrendo as memórias da indústria conserveira, e que culmina ao Parque de Feiras e Exposições, onde o entretenimento, a música, o artesanato, a gastronomia, a doçaria, o fado, a arte, o humor, o teatro de rua e um espetáculo de luz e fantasia serão diariamente motivos redobrados para uma visita obrigatória.

Com efeito, todos os dias, às 18h30, a parada “Há Sardinha no Cais”, pelo grupo Chapitô, contará a história da indústria conserveira pelas margens do rio Arade, onde o apito da sirene da antiga fábrica Feu, atual Museu de Portimão, será o ponto de partida para esta viagem que ninguém quererá perder.

No Parque de Feiras e Exposições de Portimão, vão estar ao dispor dos visitantes oito restaurantes, com uma capacidade total de 2.500 lugares sentados, assim como mais de uma centena de stands repartidos por cerca de 90 expositores, em que o artesanato e os produtos típicos terão grande relevo.

Uma vez que a sardinha é rainha, esta afamada iguaria será servida no pão, com batata cozida e a tradicional salada algarvia, acompanhada por um bom vinho. Uma ementa variada, da carne ao peixe, proporcionará opções para todos os gostos e uma variedade de petiscos nacionais vão estar presentes na zona agroalimentar, com destaque para o tradicional pão com chouriço, os enchidos, os queijos e muitos outros sabores, onde se destaca a irresistível doçaria.

O novo conceito do certame passa pela animação de rua com o Cigo Man, o homem dos sete instrumentos, numa atuação surpreendente e ágil, bem como pelas performances do grupo Chapitô, mas também pela existência de três palcos com muita animação.

No Palco Fado e Petiscos, as vozes da nossa gente poderão ser escutadas no ambiente boémio de uma tasca típica à beira rio, sendo que nos dias 6 e 7 de agosto o palco dará lugar aos novos talentos Open Mic do Lol Fest – casting Lol Fest, em que os melhores ganham 10 minutos de fama.

Nova imagem do Festival da Sardinha

No Palco Sardinha, as variedades vão ser muitas e todos os dias passarão por aí sonoridades diferentes, desde a música ao humor, passando pelo folclore ou pelo jazz, enquanto Os Desbundixie prometem momentos contagiantes de alegria e boa disposição, assim como o projeto The Nice (Marisa Fortes + Djoy).

O humor ganha forma com a stand-up cooking “Comídia”, integrada no Lol Fest especial sardinha, que em duas noites divertidas garantirá muitas gargalhadas, misturadas com uma colher de pau e um Chef de renome.

Destaque para o cartaz dos artistas que subirão ao Palco Principal: Mónica Ferraz, MissyM (Morangos com Açúcar), Xico Barata, LOL Fest com humoristas de renome, Herman José, Serafim e muitos outros, Boss AC, Ar de Rock & Convidados Especiais e Calcinha Preta, terminando cada noite com um espetáculo de laser, pirotecnia, som e fantasia e o desfile de personagens surpreendentes.

A animação infantil conta com um espaço para os mais pequenos, onde não faltarão insufláveis, carrossel, mini-roda gigante e momentos de pura diversão para todas as crianças, sem esquecer dois espaços dedicados a atividades lúdicas e criativas, nos quais a Oficina Criativa do Tempo e a Quinta Pedagógica vão ser os grandes atrativos.

 

Pré-venda com bilhetes mais baratos

Até 15 de julho, existe um período de pré-venda dos bilhetes, que podem ser adquiridos no Posto de Turismo de Portimão (Rua 5 Outubro) e na Loja da Reabilitação Urbana (Av. S. João Deus) com o seguinte preçário: Bilhete Familiar (1 dia/4 pessoas) – 13,50 euros, Bilhete Festival (válido para os nove dias) – 25 euros e Bilhete Individual – 3,50 euros, sendo ainda possível comprar ingressos online em www.blueticket.pt.

A partir de 16 de julho, as entradas custam 5 euros, com o Bilhete Familiar a custar 16 euros e o Bilhete Festival ao preço unitário de 30 euros, havendo a novidade de ingresso do Bilhete de Três Dias a 14 euros. A entrada é gratuita para crianças até aos 10 anos.

Ainda no âmbito do Festival da Sardinha, foi lançado um pacote “1 Dia inesquecível em Portimão” que inclui além de outras atividades durante o dia uma visita ao Festival com jantar e espetáculo, disponível para grupos a partir de 30 pessoas, com transporte incluído.

O Parque de Feiras e Exposições de Portimão também será palco, entre 11 de julho e 2 de setembro, da exposição “O Mundo dos Dinossauros”, um espaço lúdico e de caráter didático para todas as idades, onde poderão ser vistos, bem de perto, os grandes répteis do “Parque Jurássico”.

Todas as novidades podem ser acompanhadas em www.festivaldasardinha.pt.

Comentários

pub