Escolas Amigas da Água receberam prémios em Quarteira

A Escola Secundária Dra Laura Ayres, de Quarteira, e EB 2,3 Jacinto Correia, de Lagoa, foram as grandes vencedoras, no […]

A Escola Secundária Dra Laura Ayres, de Quarteira, e EB 2,3 Jacinto Correia, de Lagoa, foram as grandes vencedoras, no Algarve, da 2ª fase do projeto Escolas Amigas da Água, tendo a EBI de Ferreiras recebido uma menção honrosa.

Estas escolas foram distinguidas, no âmbito deste projeto promovido pela empresa Águas do Algarve SA e pela Quercus, pelo efeito multiplicador na escola e pelo carácter integrador das ações multidisciplinares levado a cabo, bem como pelo efeito multiplicador que as ações tiveram na comunidade através da intervenção dos alunos. Paralelamente foi possível assistir a uma redução efetiva dos consumos de água nestas escolas.

Numa ação conjunta, no dia 11 de junho foram entregues os prémios às escolas distinguidas, no Algarve, pelo projeto Escolas Amigas da Água. Para além dos prémios, simbólicos, foi também entregue a bandeira da Escola Amiga da Água, iniciativa inédita, desenvolvida este ano, em resultado do “concurso” de imagem que foi proposto a todos os alunos concorrentes ao projeto.

A cerimónia teve início às 14 horas, na Escola Secundária Dra. Laura Ayres, em Quarteira, uma das vencedoras nesta segunda edição, a par da Escola Básica 2,3 Jacinto Correia, em Lagoa.

Ao longo do ano letivo, foi proposto às escolas participantes que desenvolvessem diversos trabalhos e atividades com o objetivo de sensibilizar para a temática da eficiência hídrica.

A escolha das escolas vencedoras teve como base três critérios essenciais:  a redução do consumo de água na escola, o efeito multiplicador das medidas implementadas na comunidade escolar e  a criatividade dos trabalhos realizados.

Na região do Algarve participaram 11 escolas, abrangendo cerca de 552 alunos: as Secundárias Dr Francisco Fernandes Lopes, de Olhão, e Poeta António Aleixo, de Portimão, as EB 2,3 Jacinto Correia (Lagoa), Poeta Emiliano da Costa (Faro), D. Martim Fernandes (Albufeira), as EB 1 de Alto Rodes (Faro), e das Ferreiras (Albufeira), a Escola EB 1/J1 da Correeira (Albufeira),  o  Agrupamento de escolas Dra Laura Ayres (Quarteira), a Escola Básica e Secundária da Bemposta (Portimão) e ainda a Escola de Hotelaria e Turismo de Faro.

 

O que é o projeto Escolas Amigas da Água?

 

A empresa Águas do Algarve, em parceria com a Quercus, a Águas do Ribatejo e a Águas de Coimbra, desenvolveu durante ano letivo 2011/2012, a segunda edição do projeto “Escolas Amigas da Água”.

No total, o projeto foi implementado em 24 escolas, chegando a cerca de 1150 alunos, com níveis de escolaridade desde o ensino básico ao secundário/profissional.

Entre as diversas atividades desenvolvidas pelas 24 escolas participantes incluem-se a elaboração de vídeos sobre o uso sustentável da água, folhetos sobre a temática que posteriormente foram distribuídos com as faturas da água do concelho onde escola se integra, maquetas que representam o ciclo da água, e ainda ajudas visuais, colocadas junto das torneiras para alertar para o uso eficiente da água.

 

 

 

 

Comentários

pub