Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Sul InformaçãoSeis jovens alunos da Escola Secundária Dr. Manuel Candeias Gonçalves, de Odemira, conquistaram o 2º prémio e uma Menção Honrosa no 20º Concurso de Jovens Cientistas, que decorreu no âmbito da Mostra Nacional de Ciência, nos dias 31 de maio, 1 e 2 de junho, no Museu da Electricidade, em Lisboa.

O 2º prémio, no valor de 1.200 euros, foi atribuído ao projeto “Impacto da flora invasora nos ecossistemas ribeirinhos em Odemira”, da autoria dos alunos Lúcia Martins, Daniel Silva e Marlieke Pronk, e que, juntamente com o 1º prémio (de Arouca, distrito de Aveiro), irão representar Portugal na final europeia, no 24º Concurso Europeu para Jovens Cientistas, que decorrerá entre 21 e 26 de setembro, em Bratislava, Eslováquia.

O projeto “Recuperação de áreas invadidas por Acacia longifolia em Odemira”, da autoria de Ana Correia, Milene Ramires e Mónica Raposo, recebeu uma menção honrosa. Os dois projetos distinguidos vão ainda representar Portugal na Genius Olympiad 2012, que decorrerá entre 24 e 29 de junho, em Nova Iorque, nos EUA.

jf-quarteira

Participaram também no concurso as alunas Tatiana Domingos, Iryna Litovska e Cláudia Loução, com o projeto “Dinâmica das populações de aves na Ribeira de Água Branca”, e Susana Santos, Tiziana Vieira e Ana Silva, com o projeto “Amanita na horta”.

A Escola Secundária de Odemira foi a única escola de toda a zona sul do Tejo a participar neste concurso, num total de 100 projetos nas áreas de Biologia, Ciências da Terra, Ciências do Ambiente, Ciências Médicas, Ciências Sociais, Economia, Engenharias, Física, Informática/Ciências da Computação, Matemática e Química. O Concurso para Jovens Cientistas e Investigadores é organizado pela Fundação da Juventude, sendo a avaliação e a seleção dos trabalhos efetuadas por um júri designado pela Ciência Viva – Agência Nacional para Cultura Científica e Tecnológica.

O objetivo do trabalho “Impacto da flora invasora nos ecossistemas ribeirinhos em Odemira” foi estudar a influência da acácia na biodiversidade dos ecossistemas ribeirinhos no concelho, selecionando como indicadores da biodiversidade dois grupos de plantas e artrópodes.

No Rio Mira e na Ribeira das Pimentas selecionaram-se pontos de amostragem em troços com galeria ripícola com dominância de acácia e pontos de amostragem em troços dominados por árvores autóctones. Considera-se essencial investir na divulgação deste problema junto das populações.

A Acacia longifolia é uma espécie exótica que tem um comportamento invasor em Portugal e que ameaça uma planta endémica muito rara – Plantago almogravensis nas dunas do litoral de Odemira. Técnicos do Parque Natural do Sudoeste Alentejano cortaram parte do acacial que ameaçava P. almogravensis. O trabalho “Recuperação de áreas invadidas por Acacia longifolia em Odemira” investigou formas de controlar o reaparecimento do acacial na área recentemente cortada.

sessões de cinema de inverno
municipio de odemira

Também poderá gostar

View of Silves town buildings with famous castle and cathedral, Algarve region, Portugal

Silves volta a promover programa de ocupação de tempos livres dos jovens este Verão

etic algarve videojogos

ETIC_Algarve tem quatro novos cursos

alfredo gomes

Professor de Portimão é um dos 10 finalistas do Global Teacher Prize Portugal