Silves vai acolher imagem da Virgem das Angústias de Ayamonte

A imagem da “Virgem das Angústias”, padroeira de Ayamonte, município espanhol da província de Huelva (Andaluzia), que faz fronteira com […]

A imagem da “Virgem das Angústias”, padroeira de Ayamonte, município espanhol da província de Huelva (Andaluzia), que faz fronteira com Vila Real de Santo António, estará em Silves no próximo dia 19 de maio.

Prevê-se que a chegada da imagem se dará pelas 15h00, tendo, depois, lugar diversas ações, organizadas e dinamizadas pelos vários grupos que compõem a comunidade: crianças e jovens, voluntários que trabalham na pastoral social, famílias, doentes e idosos.

Pelas 18h30 haverá a Eucaristia na Catedral, na qual estarão presentes o Bispo da Diocese de Huelva, D. José Vilaplana Blasco e o Bispo do Algarve, D. Manuel Neto Quintas.

Pelas 21h30, a Imagem sairá em procissão pelas ruas da cidade, acompanhada pelos membros da Irmandade da Virgem das Angústias, pelo Bispo da Diocese de Huelva e pelo Ayuntamiento de Ayamonte, para além da Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Silves, Agrupamento 181 do CNE/Silves e a Banda da Sociedade Filarmónica Silvense e demais comunidade paroquial. À saída da Imagem da Catedral, haverá um momento musical, com a presença de Ricardo Neto, cantor natural da cidade de Silves.

Esta é uma ocasião histórica, pois é a primeira vez que esta Imagem vem a território português e, simultaneamente, assinalam-se os 250 anos da entronização desta Invocação da Mãe de Cristo como Padroeira de Ayamonte. A visita da imagem espanhola à cidade de Silves surge a convite da Paróquia de N. Senhora da Conceição.

A ideia remonta a junho de 2008, altura em que a Paróquia de Silves acolheu a Imagem Peregrina da Virgem de Fátima. Nessa ocasião, organizou-se a ida desta a Ayamonte por alguns dias, a pedido da Irmandade de Nossa Senhora das Angústias daquela cidade espanhola que, depois da autorização do Bispo de Huelva, D. José Vilaplana Blasco, manifestou à diocese do Algarve e ao Santuário de Fátima, a vontade de que a imagem mariana voltasse àquela localidade 60 anos depois da visita de janeiro de 1948.Há, por isso, uma estreita ligação afetiva entre as duas paróquias, que se materializa, agora, na vinda da Virgem das Angústias a Portugal.

A Imagem é uma obra de imaginária do século XVI, que preside ao altar-mor da Igreja de Nuestra Señora de las Angustias de Ayamonte, cidade de quem é, também, padroeira. Retrata a Mãe de Jesus com o seu Filho no regaço e tem mais de um metro de altura.

A ela está associada uma lenda, que conta ter sido a imagem encontrada por dois pescadores que lançavam as redes ao mar e recolhem uma caixa de grande peso e volume, onde dentro estava a Imagem da Senhora das Angústias.

As festas em sua honra têm lugar na primeira semana de Setembro.

Comentários

pub