Criatividade motiva projetos e formação no Algarve

Nestes tempos de crise, com muitas empresas a lutar para sobreviver, muitos consideram que a palavra criatividade é uma moda […]

Nestes tempos de crise, com muitas empresas a lutar para sobreviver, muitos consideram que a palavra criatividade é uma moda passageira. Mas engane-se quem assim pensa. A criatividade não é uma moda passageira, é urgente e recomenda-se!

«Mas afinal o que é isto de criatividade? Aprendizagem em técnicas de criatividade? Porque é que haveríamos de gastar dinheiro com este tipo de formações? Bem…e se colocássemos de outra perspetiva? Não é um gasto. É um investimento! Assim como ir a seminários, sejam eles gratuitos ou não, deve ser visto na ótica do investimento, tanto empresarial como pessoal». As palavras são de Ana Lúcia Cruz, gestora de projetos do CRIA – Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia da Universidade do Algarve, e de Carlos Marques, da Big Idea.

Vamos por partes. O que é a criatividade? Para Ana Lúcia Cruz, gestora do projeto europeu CREA NET 2.0, a criatividade pode ser vista «como a capacidade de criar e desenvolver ideias para solucionar ou trabalhar um problema ou um tema específico, quer ele seja empresarial ou não». Quando questionada sobre as técnicas de criatividade e a sua preferência pessoal, Ana afirma que «são tantas e cada uma com a sua utilidade, que mencionar apenas uma seria um crime».

As suas preferidas, contudo, são todas aquelas relacionadas com «organização de ideias», pois facilitam muito o seu «dia-a-dia».

«Acredito muito neste projeto [CREA NET 2.0] e na mensagem a transmitir aos principais atores regionais. A prova disso é o número de participantes que cada workshop realizado até agora tem tido. Os envolvidos gostam das técnicas, reconhecem-lhes utilidade e mostram-se dispostos a utilizá-las. No entanto, a missão do projeto, neste momento, tomou um rumo novo e estamos a focar estas técnicas na resolução de problemas específicos das empresas, trabalhando diretamente com elas. Não somos nós que vamos dizer à empresa que problema resolver, será esta a identificar os problemas internos e a solucioná-los. Este processo, desde a identificação à resolução, contará sempre com o apoio de consultores especializados», explica.

O CRIA não é o único apostar neste tipo de ferramentas, já que muitas são as entidades regionais a proporcionar este tipo de formações. A iniciativa mais recente surge de uma parceria entre a ANJE e a Big Idea, e ocorrerá em várias sessões independentes entre si.

Assim, hoje (17 de maio), e ainda a 26 de maio, 14 e 23 de junho (em Faro), o Algarve será palco de um novo evento à volta da criatividade.

A Big Idea é uma empresa algarvia que se dedica à formação, coaching, comunicação e consultoria criativa e organizacional.

À semelhança do CRIA, Carlos Marques – fundador da Big Idea -, considera estas iniciativas uma excelente oportunidade de investimento na formação dos empreendedores e seus colaboradores.

«Existe um conceito errado de que este tipo de formação é um gasto para as empresas. Nas formações não se gasta, investe-se dinheiro. E como qualquer investimento, este conduzirá a resultados. De facto é mais fácil de quantificar em euros e em horas o investido numa formação, do que o retorno que daí virá num crescimento de produtividade, objetividade, ideias, ou numa redução dos conflitos e problemas de uma empresa».

Carlos Marques acrescenta ainda que, num estudo recente da IBM, que questionou mais de 1500 CEO de 60 países e 33 indústrias em todo o mundo sobre quais as qualidades de que os lideres se devem munir para os desafios presentes e futuros, os CEO acreditam que – mais do que rigor, disciplina de gestão, integridade ou mesmo visão – para se navegar com sucesso, num mundo crescentemente complexo, terá de se usar a criatividade.

Carlos Marques recorda que há pouco tempo conheceu um empresário do Norte que organiza cada dia de trabalho, pela manhã, com um mapa mental, pois foi a forma que encontrou para gerir a agenda e atividades diárias com disciplina e rigor, o que, com os moldes anteriores, não conseguia.

Para além da técnica dos Mapas Mentais, nestas sessões poderá aprender a aplicar outras técnicas. São elas Brainstorming, Resolução Criativa de Problemas e Design Thinking.

«Mapas Mentais» é precisamente o primeiro tema das Business Creative Sessions , que começam hoje, dia 17 de maio, às 19h00, na sede da Anje Algarve, em Faro, numa organização desta associação de jovens empresários e da Big Idea.

«Business Creative Sessions» é o título genérico de um programa composto de várias sessões, dedicadas ao desenvolvimento criativo e geração de uma atitude inovadora nas organizações, para uma maior competitividade.

As próximas sessões estão marcadas para 26 de maio («Resolução Criativa de Problemas»), 14 de junho (Brainstorming») e 23 de junho («Design Thinking»).

Ana Lúcia Cruz sublinha que a página oficial do CREA NET 2.0 disponibiliza várias ferramentas de criatividade. «Mas tenho que confessar que existem pormenores muito importantes na aplicação destas técnicas, que não dispensam o apoio ou a aprendizagem da parte de quem sabe…falo de detalhes que podem fazer toda a diferença. Especialmente quando falo de empresas, onde é suposto estas técnicas funcionarem também para promover o envolvimento de toda a equipa no projeto e até mesmo a interatividade entre colegas», admite.

Por sua vez, Carlos Marques deixa um último convite para as Business Creative Sessions, dando a garantia de que valerá a pena a participação.

 

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