Centro Municipal de Marcha e Corrida de Quarteira/Vilamoura já funciona

Mais de uma centena de praticantes de marcha do Concelho de Loulé marcou presença na inauguração do Centro Municipal de […]

Mais de uma centena de praticantes de marcha do Concelho de Loulé marcou presença na inauguração do Centro Municipal de Marcha e Corrida de Quarteira/Vilamoura, uma iniciativa inserida no âmbito das comemorações do 13º Aniversário da Cidade de Quarteira, e que teve lugar ontem de manhã.

Situado nas Piscinas Municipais de Quarteira, trata-se de um centro onde os praticantes de marcha poderão deslocar-se para serem assistidos por técnicos credenciados que farão uma avaliação e prescrição do exercício.

O Centro de Marcha integra três percursos – Calçadão de Quarteira (8285m), Marina de Vilamoura (5653m) e Vilamoura (8443) – todos eles marcados no chão. Cada praticante poderá escolher o percurso que for mais acessível, tendo em atenção as distâncias, mas também a prescrição dos técnicos que é feita consoante as necessidades.

À segunda-feira e sexta-feira, das 9h00 às 11h00, os praticantes serão comandados na marcha por técnicos municipais. A terça-feira, das 8h00 às 9h00, é dedicada ao treino de ginásio. Também neste dia, das 10h00 às 12h00, é feita a avaliação física dos praticantes, que poderá ser realizada mais do que uma vez por mês, de acordo com as necessidades.

Estes serviços não têm qualquer custo para o utilizador, sendo apenas necessário um seguro anual num valor que ronda os 7 euros. Os interessados poderão obter mais informações nas Piscinas Municipais de Quarteira, através do telefone 289 400 847.

“Todos vocês podem pertencer a este Centro, serem avaliados e praticarem exercício de qualidade e com avaliação recomendada para que não haja problemas durante a prática do exercício”, referiu Cristino Rodrigues, um dos coordenadores técnicos.

De acordo com o vereador do Desporto do Município de Loulé, Joaquim Guerreiro, este equipamento insere-se numa estratégia nacional de criação de circuitos de marcha-passeio. “Já há muitos implementados no país, e no Algarve também. O Concelho de Loulé aderiu ao projeto em 2010. Estamos hoje a implementar o primeiro Centro de Marcha, com três circuitos – dois em Vilamoura e um em Quarteira – e brevemente vai ser inaugurado também o de Loulé, que irá situar-se no Parque Municipal, também com três circuitos”, explicou este responsável.

Joaquim Guerreiro salientou ainda a importância da marcha na “procura do bem-estar e níveis de satisfação física”, e na necessidade de “trazer mais jovens para esta prática”, numa altura em que são alarmantes os números de obesidade infantil na Europa.

Já o presidente da Junta de Freguesia de Quarteira, José Coelho Mendes, frisou as condições de Quarteira para a prática da modalidade. “Temos um complexo desportivo com piscinas, pista de tartã, balneários, temos uma cidade praticamente plana, percursos definidos na zona urbana de Vilamoura e dentro de Quarteira. Esta é uma mais-valia para todos nós para podermos desfrutar do que temos bom em Quarteira – clima, ambiente e os percursos extraordinários, com praia, mar, pinhal ou terra batida”, sublinhou.

Promover e incentivar a prática desportiva regular da população, avaliar o estado de saúde e físico do utente em gabinete próprio, prescrever exercício adequado à condição física/saúde do utente, contribuir para a melhoria dos níveis de saúde da população através da prática desportiva regular, combater os hábitos de sedentarismo, aumentar as oportunidades de prática desportiva de toda a população e desenvolver e reforçar, junto das comunidades locais, um ambiente social encorajador de um estilo de vida ativo são os principais objetivos deste Centro Municipal de Marcha que agora está ao dispor de todos.

Comentários

pub