Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
emarp

Sul InformaçãoO Bloco de Esquerda está preocupado com a intenção da administração do Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio de passar a cobrar estacionamento.

O Hospital de Portimão, que tem cerca 1200 lugares de estacionamento, abriu recentemente um concurso público com vista à concessão da exploração dos parques de estacionamento. A renda a cobrar pelo hospital à entidade que venha a ganhar o concurso será de 2500 euros mensais.

No requerimento que o deputado do Bloco de Esquerda João Semedo endereçou ao Ministério da Saúde, refere-se que os funcionários «ficarão isentos de pagamento e que haverá tolerância para táxis», mas «todas as outras pessoas que necessitem estacionar terão que pagar, desconhecendo-se ainda os valores a praticar».

jf-quarteira

O BE considera esta decisão de criar estacionamento pago como uma «mercantilização do estacionamento nos espaços do Serviço Nacional de Saúde, que acaba por funcionar como fonte de financiamento para entidades públicas e privadas, à custa da doença e da urgência das/os doentes».

«De facto, quando alguém se sente necessitada/o de cuidados médicos, dirige-se à instituição que lhe parece mais adequada pelos meios que tem ao seu dispor. Seja por contingências geográficas, horárias ou pessoais, o transporte utilizado é muitas vezes o automóvel», sublinha João Semedo.

«Não é aceitável que as instituições públicas de saúde se aproveitem deste momento de fragilidade das pessoas, forçando-as a pagar o estacionamento da viatura que as transportou até ao hospital, sendo muitas vezes esta a única forma de transporte de que dispõem», acrescenta o deputado bloquista.

Por outro lado, «os preços praticados no estacionamento tendem a assumir valores exorbitantes, como já se tem verificado noutros hospitais no país», sublinha.

Assim, o Bloco de Esquerda considera fundamental que o Governo «esclareça qual a sua posição relativamente à obrigatoriedade de pagar o estacionamento nos hospitais da rede do SNS e que imponha medidas que acautelem as necessidades das pessoas que se deslocam aos hospitais em situação de urgência, mais ainda quando o Provedor de Justiça já se pronunciou negativamente sobre os preços exorbitantes praticados no estacionamento hospitalar».

Banner lateral albufeira

Também poderá gostar

Sul Informação - Obras no Jardim da Fortaleza, na Praia da Rocha, devem estar concluídas na segunda quinzena de Julho

Obras no Jardim da Fortaleza, na Praia da Rocha, devem estar concluídas na segunda quinzena de Julho

Sul Informação - PSD/Portimão diz estar «preocupado» com paragem nas obras junto da Fortaleza de Santa Catarina

PSD/Portimão diz estar «preocupado» com paragem nas obras junto da Fortaleza de Santa Catarina

Sul Informação - Iniciativa Liberal nega apoio à candidatura de Carito à Câmara de Portimão

Iniciativa Liberal concorre sozinha em Albufeira e em coligação em Loulé, Portimão e Silves