Requalificação do Castelo de Alcoutim foi inaugurada

O Castelo de Alcoutim já está requalificado. A Câmara de Alcoutim inaugurou no passado sábado as obras de valorização do […]

O Castelo de Alcoutim já está requalificado. A Câmara de Alcoutim inaugurou no passado sábado as obras de valorização do castelo da vila. A cerimónia apresentou ao público as novas valências da fortaleza e ficou ainda marcada pelo lançamento do catálogo “10 anos de Trabalhos Arqueológicos do Neolítico ao Romano”, da autoria de Alexandra Gradim e João Luís Cardoso, e pela apresentação da exposição de aguarelas “O Castelo”, de Carlos Luz.

Os trabalhos passaram por uma colocação de uma proteção nas muralhas, construção de um passadiço no Núcleo de Arqueologia, renovação e ampliação da exposição “Património Arqueológico de Alcoutim” e substituição da cobertura e da cozinha do castelo. Dália Paulo, diretora regional da Cultura, elogiou a sensibilidade da autarquia de Alcoutim na aposta e desenvolvimento cultural do concelho, enquanto Francisco Amaral, presidente de Alcoutim reafirmou as diferenças relativamente ao castelo da sua infância. “É um sentimento de dever cumprido”, referiu.

O conjunto de obras de valorização foi apoiado pelo Programa Operacional de Cooperação Transfronteiriça Portugal-Espanha em 75% do seu valor e está integrado no projeto Guaditer.

 

Comentários

pub