Limpar Portugal: Mais de 320 toneladas de resíduos recolhidas em nove concelhos do Algarve

Um total de 320,18 toneladas de resíduos foram recolhidas em nove concelhos do Algarve, no dia 24 de março, durante […]

Um total de 320,18 toneladas de resíduos foram recolhidas em nove concelhos do Algarve, no dia 24 de março, durante a jornada do projeto Limpar Portugal 2012.

Os principais resíduos recolhidos foram “monstros” (restos de mobília, colchões, electrodomésticos, madeira, plásticos não embalagem) e resíduos de construção e demolição (RCD).

Os concelhos onde foram recolhidos mais resíduos foram Albufeira, Loulé e Faro.

Todos os resíduos recolhidos no dia 24 de março foram entregues em veículos dos municípios aderentes (Albufeira, Castro Marim, Faro, Loulé, Monchique, Silves, Tavira, Vila do Bispo e Vila Real de Santo António), nas instalações da empresa Algar, ou seja, nos aterros em Portimão e no Barranco de Velho e nas estações de transferência de Albufeira, Castro Marim, Faro/Loulé/Olhão, Tavira e Vila do Bispo.

Desta vez, a CCDR Algarve foi designada, através da Portaria nº 63/2012, de 20 de Março, como entidade de registo de todas as pretensões de adesão ao projecto, tendo efetuado o seu registo várias entidades, ente associações locais, ONG e municípios, que se propuseram recolher resíduos que foram indevidamente abandonados junto de estradas, nas matas, nas margens de linhas de água e em áreas urbanas.

O projeto Limpar Portugal 2012 veio consolidar, pelo terceiro ano consecutivo, a ação do movimento cívico organizado por um grupo de cidadãos, cujo desígnio consiste na eliminação do maior número possível de locais com deposição ilegal de resíduos, através da cooperação voluntária de cidadãos e entidades.

Segundo informação da CCDR, no ano passado, tinham sido recolhidas apenas 3,7 toneladas. «O  aumento substancial da quantidade dos resíduos foi devido à antecipação da CCDR que previamente transmitiu a informação às Câmaras, ainda antes da divulgação da Portaria».

Comentários

pub