Lagos aposta na formação de públicos e leva o projeto VATe às freguesias do concelho

No próximo mês de maio, a ACTA – A Companhia de Teatro do Algarve estaciona em Lagos o seu renovado […]

No próximo mês de maio, a ACTA – A Companhia de Teatro do Algarve estaciona em Lagos o seu renovado autocarro para apresentar o espetáculo “De Ulisses…Nunca Digas Tolices – A Guerra de Troia” aos mais pequenotes. Esta iniciativa insere-se na estratégia que tem vindo a ser desenvolvida pelo município de descentralização cultural e de formação de novos públicos.

O VATe – Vamos Apanhar o Teatro, é um projeto da ACTA, na área do serviço educativo, ao qual a Câmara Municipal de Lagos se associou desde a primeira hora, com os objetivos de descentralizar a sua programação e facilitar e estruturar a aquisição progressiva de competências necessárias à fruição cultural, condição essencial para a criação e formação de novos públicos, numa articulação com as estruturas de criação, escolas, Juntas de Freguesia e movimento associativo.

No próximo mês de maio, o VATe, que viu recentemente a sua imagem renovada, vai estacionar em Lagos para apresentar aos mais novos uma das suas últimas produções – “De Ulisses…Nunca Digas Tolices – A Guerra de Troia”. O autocarro de dois pisos, transformada em sala de espetáculos, com palco, plateia, bastidores e camarins, fará escalas em Espiche, Luz e Bensafrim.

De acordo com a Companhia de Teatro do Algarve, os objetivos são, para além da importância da acesso à fruição cultural e à formação artística por parte dos jovens, trabalhar com as populações do interior algarvio, de baixa densidade populacional, geograficamente afastadas dos centros culturais e, consequentemente, das atividades artísticas e culturais, demonstrando que a arte dramática pode igualmente constituir uma importante ferramenta no que diz respeito à pedagogia social.

Paralelamente, são desenvolvidos ateliers interativos com os espectadores, destinados estimular a apetência e a expressão artísticas, a comunicação, a pesquisa e a busca interior.

A intenção é levar os grupos com que se trabalha a preparar, entre as visitas do autocarro, uma produção própria – peça de teatro, leituras, narração, música, o que preferirem, tentando pôr diferentes gerações a trabalhar juntas, envolvendo professores, avós, pais, irmãos mais velhos, vizinhos, etc.

Os públicos-alvo do projeto VATe são, principalmente, as crianças e idosos. As técnicas artísticas privilegiadas neste projeto são os bonecos e as formas animadas (marionetas, fantoches, sombras, etc.), acompanhadas de representação e narração oral.

Mais informações sobre este projeto em www.vate.com.pt.

 

Comentários

pub