45 personalidades assinam Manifesto pelo Vale do Tua

José Macário Correia, presidente da Câmara de Faro, ou Fernando Pessoa, arquiteto paisagista e professor da Universidade do Algarve, são […]

José Macário Correia, presidente da Câmara de Faro, ou Fernando Pessoa, arquiteto paisagista e professor da Universidade do Algarve, são duas das 45 personalidades, que já assinaram o Manifesto pelo Vale do Tua, promovido pela Liga para a Proteção da Natureza, GEOTA, Quercus, SPEA e Gaia.

«Este documento encerra os 7 principais pontos pelos quais a construção pela EDP da Barragem do Tua deve ser travada imediatamente», salientam os seus promotores, que divulgaram o Manifesto hoje, 18 de abril, aproveitando o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, que se celebra esta quarta-feira.

Os signatários deste manifesto vêm dos mundos da ciência, da cultura, da economia, da política, do jornalismo e da cidadania. Têm visões diferentes, mas unem-se numa vontade comum.

Outros signatários do documento são, por exemplo, Viriato Soromenho Marques, Rui Reininho, Ana Benavente, António Carmona Rodrigues, Duarte Pio, Gonçalo Ribeiro Telles ou Francisco Louçã.

Sob o lema «Vamos salvar o Tua!», o manifesto salienta que «está iminente a destruição do vale do Tua, um dos últimos rios selvagens da Europa e um dos mais belos de Portugal».

Os signatários defendem «a paragem imediata das obras em Foz Tua, antes que sejam cometidos danos irreparáveis sobre um património de elevado valor social, ecológico e económico, parte da nossa herança cultural e identidade nacional».

O manifesto apresenta «sete boas razões para parar a criminosa barragem de Foz Tua: «Não cumpre os objectivos. É inútil. É cara. Há alternativas melhores. É um atentado cultural. É um atentado ambiental. É um atentado social».

A Barragem de Foz Tua, incluída no Plano Nacional de Barragens e concessionada à EDP, tem sido alvo de contestação de organizações não governamentais pelas consequências “irreparáveis” que trará ao Vale do Tua. A submersão de um troço da Linha do Tua e a sua localização na Paisagem Cultural do Alto Douro Vinhateiro, classificada como Património da Humanidade pela UNESCO, são dois dos aspetos negativos apontados, aos quais se junta a destruição do ecossistema do vale.

Leia aqui o texto completo do Manifesto pelo Vale do Tua (que em breve será disponibilizado para subscrição aberta a todos):

 

Nota: Foto retirada no blogue A Linha é Tua

Comentários

pub