XCO: Portugal continua a aproximar-se dos Jogos Olímpicos de Londres

O XCO Internacional de Moreira de Cónegos, disputado domingo naquela vila minhota, rendeu a Portugal mais 16 pontos para o […]

O XCO Internacional de Moreira de Cónegos, disputado domingo naquela vila minhota, rendeu a Portugal mais 16 pontos para o ranking de apuramento olímpico, o máximo possível numa corrida C3, perante o facto de apenas dois – David Rosa e Rúben Almeida – dos três corredores lusos capazes de pontuarem estarem aptos a fazê-lo, devido à lesão de Tiago Ferreira.

O campeão nacional de elite, David Rosa, ganhou com autoridade, enquanto Rúben Almeida (Saertex Portugal/Bicicletas Lavarinhas) foi segundo classificado, a 3m36s. O terceiro foi Mário Costa (ASC/Bike Zone), a 6m10s do vencedor.

A espanhola Lucia Vazquez (Candibyke/Interdesign/Metal Trigueira) impôs-se no sector feminino, deixando Joana Barbosa (CDC Navais/Póvoa de Varzim), a 1m16s, e a estónia Maaris Meier (Somamaratonas), a 3m39s.

Gonçalo Amado (Saertex Portugal/Bicicletas Lavarinhas) foi o melhor júnior masculino, sendo imitado por Ana Tomás (BTT Seia) entre as juniores. Na categoria de cadetes impuseram-se Bruno Machado (Seissa/Roriz/Frulac) e Diana Ferreira (BTT Braguinhas/Padim da Graça).

Rui Guimarães (Terríveis/Tomobike/Metalocardoso) ganhou a prova de veteranos A, Rui Lavarinhas (Saertex Portugal/Bicicletas Lavarinhas) triunfou entre os veteranos B e C e Iolanda Sousa (Patocycles/Ripolins/ADSL) foi a única veterana classificada.

O XCO – Cross Country – é a disciplina olímpica do BTT. Portugal nunca antes de apurou para os Jogos Olímpicos nesta modalidade, mas em 2012 está na luta por um lugar entre as 24 nações que marcarão presença em Londres.

Comentários

pub