Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
savewater

Sul Informação«Estou bonita, não estou?», perguntava uma senhora idosa ao receber a sua foto, no âmbito do projeto Help-Portrait, que decorreu na Alameda de Portimão, no sábado, dia 3 de março, numa iniciativa conjunta da Junta de Freguesia de Portimão e da Igreja Evangélica Baptista de Portimão, ao qual se associaram parceiros locais – empresários e instituições – oferecendo o seu tempo e recursos.

«Vocês conseguiram fazer as pessoas sorrir», comentava outra idosa, do Centro de Dia de Portimão. «Obrigado pelo que me fizeram. Foi um dia diferente e bem agradável», agradecia uma senhora, com os seus filhos.

«Somos só amigos!», garantia um casal sénior, que foi fotografado em conjunto e que, apesar das suas palavras, mais parecia um casal de adolescentes felizes.

jf-quarteira

Foi assim que se passou o dia de sábado na Alameda de Portimão, dando corpo ao projeto Help-Portrait, que pela primeira vez chegou ao Algarve.

Ao todo, os voluntários entregaram 75 fotografias a outras tantas pessoas participantes.

Estiveram presentes 32 voluntários, bem como seis fotógrafos e cinco cabeleiras e maquilhadoras, que se encarregavam de preparar as pessoas – idosos, crianças, às vezes famílias completas – para serem fotografadas.

A equipa coordenada por Vítor Tempera e André Mota fotografou, produziu e imprimiu as fotografias, que eram entregues numa moldura no próprio dia.

Alunos da escola etic_algarve cobriram o evento e estão a preparar um vídeo e a fotorreportagem, que em breve estará disponível na internet.

A Cruz Vermelha e Óptica Horizonte juntaram-se à iniciativa, tendo realizado rastreios aos participantes e aos muitos curiosos que vieram ver o que estava a acontecer na Alameda de Portimão.

Sul InformaçãoFilipe Jorge, da Igreja Evangélica Baptista de Portimão, explicou ao Sul Informação que, «basicamente, os fotografados eram recebidos e encaminhados para um espaço onde eram penteados e maquilhados. Depois eram encaminhados para a fotografia. Enquanto aguardavam a entrega da fotografia emoldurada, tinham a oportunidade de realizar o rastreio visual (Óptica Horizonte) e fazer a medição da tensão arterial (Cruz Vermelha).

O projeto Help-Portrait, fundado pelo fotógrafo de celebridades Jeremy Cowart, baseia-se numa comunidade de voluntários que se reúne com o objetivo de valorizar pessoas, através da fotografia.

Trata-se de um projeto social cujo objetivo é oferecer fotografias. Nesse sentido, fotógrafos, cabeleireiros, esteticistas e outros voluntários de uma cidade, cuidam do visual de pessoas da comunidade, com poucas possibilidades de terem um retrato, para serem fotografadas.

As fotografias são impressas no local e entregues emolduradas no próprio dia do evento à pessoa fotografada. «É muito fácil! Queremos dar fotografias, não tirar. O intuito é valorizar as pessoas, dando-lhes a oportunidade de serem cuidadas e valorizadas», explica a organização.

A missão do projeto Help-Portrait é “dar”. Pretende, simplesmente equipar e mobilizar a comunidade e voluntários a partilhar um dia da sua vida para dar felicidade a outros.

Até ao presente, a comunidade de voluntários do projeto Help-Portrait que se tem reunido por todo o mundo com o objetivo de valorizar pessoas, já entregou 169.598 fotografias, tiradas por 15.564 fotógrafos, envolvendo 21.479 voluntários, em 1.521 cidades de 56 países (www.help-portrait.com). Portimão já integra esta contabilidade.

Mais informações sobre o projeto Help-Portrait em Portimão www.facebook.com/Help.portraitPortimao?sk=info.

inframoura cada gota importa
emarp

Também poderá gostar

Sul Informação - Obras no Jardim da Fortaleza, na Praia da Rocha, devem estar concluídas na segunda quinzena de Julho

Obras no Jardim da Fortaleza, na Praia da Rocha, devem estar concluídas na segunda quinzena de Julho

Sul Informação - Tiago Fernandes deu «passo em frente» após «namoro antigo» com Portimonense

Tiago Fernandes deu «passo em frente» após «namoro antigo» com Portimonense

Sul Informação - Música, arte e comércio não faltam nas “Quintas-feiras ao Luar” de Portimão

Música, arte e comércio não faltam nas “Quintas-feiras ao Luar” de Portimão