Tavira assinala o tempo de Páscoa com procissões e solenidades

As celebrações da festa Pascal, em Tavira, são marcadas pela procissão do Triunfo (dia 1 de abril), via sacra (2 […]

As celebrações da festa Pascal, em Tavira, são marcadas pela procissão do Triunfo (dia 1 de abril), via sacra (2 abril), procissão do Enterro do Senhor (6 de abril), assim como pelos concertos Cantata de Páscoa (31 de março) e Quarteto Arabesco (7 de abril).

A procissão do Triunfo realiza-se no dia 1 de abril, no Domingo de Ramos, pelas 16h00, com saída da Igreja do Carmo.

Esta procissão, organizada pela Irmandade de Nossa Senhora do Monte do Carmo, é composta por nove andores de talha dourada, os quais descrevem a vida de Cristo, desde o Monte das Oliveiras até à sua morte.

Existem registos que dão conta que esta manifestação religiosa já se organizava, no ano de 1789, pela Ordem Carmelita da cidade de Tavira. Em Portugal, as procissões no Domingo de Ramos eram da responsabilidade dos irmãos carmelitas.

A Via Sacra, promovida pela Comunidade Cristã de Tavira, decorre, no dia 2, a partir das 21h00, com saída da Igreja de São Sebastião e chegada à Igreja de São Paulo, num percurso composto por catorze estações.

Trata-se de uma oração que tem como objetivo meditar na paixão, morte e ressurreição de Cristo. É o reviver, através de um caminho espiritual, dos últimos momentos da vida de Jesus Cristo na terra.

A procissão do Enterro do Senhor terá lugar, no dia 06, Sexta-feira Santa, pelas 21h30, a partir da Igreja da Misericórdia, a qual conta com presença do Grupo Coral Tavira.

Este ato religioso foi estabelecido, em Portugal, nos séculos XV e XVI, passando a integrar as celebrações tradicionais da Semana Santa.

Decorre, simultaneamente a estes momentos, a Celebração da Eucaristia, missa do Lava-pés, no dia 04, pelas 21h00, na Igreja de Santiago, bem como a Celebração da Paixão, no dia 06, pelas 15h00, na igreja de São Paulo.

Ainda no âmbito da Semana Santa, o Grupo Coral Tavira apresenta, no dia 31 de março, pelas 21h30, na Igreja da Misericórdia, o concerto Cantata de Páscoa, cujo programa consistirá na representação de diversas passagens da Sagrada Escritura, desde Domingo de Ramos até ao Domingo da Ressurreição, com interpretação de peças musicais alusivas a cada momento.

 

No dia 7, pelas 21h30, na Igreja do Carmo, o concerto pelo Quarteto Arabesco fecha o ciclo musical de Páscoa.

Comentários

pub