Mostra do Folar de Paderne é já neste fim de semana

A aldeia histórica de Paderne vai receber, no próximo fim de semana, 31 de março e 1 de abril, a […]

A aldeia histórica de Paderne vai receber, no próximo fim de semana, 31 de março e 1 de abril, a VII Mostra do Folar.

O evento, uma iniciativa da Junta de Freguesia de Paderne, com o apoio da Câmara Municipal de Albufeira, irá ter lugar no parque de estacionamento junto ao Estádio João Campos, entre as 15h00 e as 22h00.

A Feira do Folar de Paderne é uma mostra de doces artesanais produzidos pelas associações participantes no certame, onde também não faltam as tasquinhas com comida típica e muita animação.

O folar, considerado o pão da Páscoa em Portugal, é confecionado de diferentes formas consoante as regiões do país. Em Paderne, a tradição dita que este doce típico tenha como ingredientes a canela, a banha, a erva-doce e o açúcar, que se juntam à massa de pão. No topo é colocado um ovo cozido e, antes de ir ao forno, o bolo é pincelado com gema de ovo, que lhe confere uma cor e brilho especiais.

Além desta iguaria caseira apreciada pelas gentes do Barrocal algarvio, a mostra conta ainda com espetáculos de música e danças tradicionais. O primeiro dia será dedicado ao acordeão, com uma Gala Internacional abrilhantada por acordeonistas de renome nacional e internacional. Eugénia Lima (Portugal), Marie Petar (Sérvia), Mário Gato (Itália) e Francisco Sabóia (Portugal) vão atuar na única freguesia de Portugal a possuir uma Casa Museu dedicada ao Acordeão.

O duo ‘Rui & Miguel’ encerrará a noite de dia 31 de março com música para dançar.

Já no domingo, sobem ao palco o Grupo Coral da Sociedade Musical e Recreio de Paderne, e os artistas populares ‘Bel’ e ‘Nuno Balbino’.

Comentários

pub