GNR apanha em flagrante quadrilha que assaltava bombas de gasolina (atualizado)

Nove pessoas, todas de nacionalidade estrangeira, foram detidas esta segunda-feira pela GNR de Faro, que assim terá conseguido desmantelar uma […]

Nove pessoas, todas de nacionalidade estrangeira, foram detidas esta segunda-feira pela GNR de Faro, que assim terá conseguido desmantelar uma quadrilha que se dedicava a assaltar lojas e bombas de gasolina em toda a região algarvia.

Segundo o programa Portugal em Direto, da Antena1, a rede já estava sob investigação há algum tempo e, esta madrugada, o trabalho da polícia deu frutos: seis homens foram localizados às 3h00 da manhã, quando se preparavam para assaltar o posto da CEPSA na EN125, em Ferreiras, concelho de Albufeira, com recurso a duas viaturas.

Uma das viaturas, com os seus ocupantes, conseguiu fugir do local, mas acabou por ser intercetada pelas autoridades pouco depois, sendo detidos os seus dois ocupantes, enquanto outra foi apanhada no Esteval, concelho de Faro, onde foram detidos mais três indivíduos.

Na fuga, os assaltantes foram-se livrando de objetos que os pudessem incriminar, atirando-os para a estrada, nomeadamente pés-de-cabra e outras ferramentas que utilizavam para os arrombamentos.

Após o assalto desta madrugada, a GNR fez buscas em nove residências e diversos veículos, na zona do Vale das Almas, perto do Aeroporto de Faro, e noutro local do concelho de Loulé, durante as quais deteve os outros dois suspeitos.

Nessas buscas, as autoridades recuperaram também  material proveniente dos furtos,  nomeadamente peças de ourivesaria e relógios, computadores portáteis e LCD. Parte deste material já foi associado a crimes anteriormente ocorridos.

A quadrilha, constituída por estrangeiros de nacionalidade romena e moldava, dedicava-se há meses a furtos em postos de abastecimento de combustíveis, lojas e armazéns, onde chegaram a arrombar cofres.

No total, a GNR deteve nove pessoas – oito homens e uma mulher – com idades entre os 28 e os 48 anos, oito de nacionalidade romena, e um de nacionalidade moldava, que integravam a rede criminosa. Entre os detidos está uma mulher romena, que, segundo as autoridades, se encontrava na posse de um aerossol de defesa.

Na altura das detenções, os indivíduos resistiram, tendo dois deles sofridos ferimentos, necessitando de assistência hospitalar.

O Comando da GNR de Faro destaca «a organização entre os vários elementos e o cuidado com que planeavam e executavam os crimes».

A operação da GNR contou com o apoio de elementos do Grupo de Intervenção de Operações Especiais vindos de Lisboa.

Os detidos vão ser presentes no Tribunal de Faro para aplicação das medidas de coação, amanhã, 6 de março.

Comentários

pub