Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Sul InformaçãoA Câmara Municipal vai inaugurar as obras de valorização do Castelo de Alcoutim no próximo dia 31 de março, sábado, pelas 10h00.

A cerimónia vai contar com a apresentação do catálogo “10 Anos de Trabalhos Arqueológicos do Neolítico ao Romano”, da autoria de Alexandra Gradim e João Luís Cardoso e com a apresentação da exposição de aguarelas “O Castelo”, do pintor Carlos Luz.

Situado no coração da vila de Alcoutim, o castelo é atualmente o mais importante e conhecido ponto turístico do concelho.

lagos eventos

Alvo de obras de valorização, o castelo de Alcoutim ganhou uma nova vida e está agora mais acessível e convidativo à visita.

A ideia foi tornar o monumento mais acessível e funcional e, simultaneamente, mais atrativo ao visitante. Para isso, a Câmara Municipal de Alcoutim definiu três intervenções no castelo – a colocação de uma proteção nas muralhas, a construção de um passadiço no Núcleo de Arqueologia e a substituição da cobertura e da cozinha.

O guarda-corpos levantado nas muralhas, no valor de 55.661,96 euros, tornou-as finalmente seguras à visita. Protegido, o visitante pode agora desfrutar da paisagem que a altitude das muralhas oferece sobre a vila alcouteneja e a sua vizinha, Sanlúcar de Guadiana.

No Núcleo de Arqueologia, há agora um passadiço com pavimentos de vidro, que permite um acesso melhorado ao espaço arqueológico e a sua visita em melhores condições.

A exposição do núcleo “Património Arqueológico de Alcoutim” foi também alvo de uma renovação e ampliação, estando agora mais completa e valorizada. Esta intervenção está avaliada em 88.464,95 euros.

A cozinha localiza-se numa das áreas do castelo com melhor vista sobre o rio Guadiana. O local é muitas vezes usado pela autarquia de Alcoutim como palco de eventos turísticos e culturais.

A obra foi adjudicada por 61.312,07 euros e o espaço foi completamente reestruturado. Os materiais foram substituídos por outros em madeira tratada, valorando a peça arqueológica (Adarve e Baluarte do Castelo).

O conjunto destas obras foi apoiado pelo Programa Operacional de Cooperação Transfronteiriça Portugal-Espanha em 75% do seu valor e está integrado no projeto Guaditer.

inframoura cada gota importa
dengun

Também poderá gostar

Sul Informação - Museu de Faro reabriu após obras que o tornaram acessível a todos (mesmo todos)

Museu de Faro vai expor obras icónicas do Museu Nacional de Arte Antiga

Sul Informação - Nova sondagem arqueológica no Castelo de Alferce permite saber mais sobre muralha omíada

Nova sondagem arqueológica no Castelo de Alferce permite saber mais sobre muralha omíada

Sul Informação - Museu de Portimão inaugura exposição “Planeta Azul”

Museu de Portimão inaugura exposição “Planeta Azul”