Rota do Petisco volta a Portimão e estende-se por 45 dias

A Rota do Petisco vai voltar a Portimão de 31 de agosto a 14 de outubro, com 45 dias recheados […]

A Rota do Petisco vai voltar a Portimão de 31 de agosto a 14 de outubro, com 45 dias recheados de iguarias e animação social e cultural, com o intuito de converter o projeto numa referência do cartaz turístico da cidade.

A segunda edição da Rota do Petisco, de novo promovida pela Associação Teia d’Impulsos, com a colaboração de restaurantes e pastelarias do concelho, surge na sequência do sucesso da primeira edição em 2011, durante a qual cerca de dez mil ementas foram comercializadas em Portimão e na Praia da Rocha, nos 31 estabelecimentos de restauração aderentes.

As linhas gerais de funcionamento da 2ª Rota do Petisco de Portimão serão as mesmas do ano passado, apresentando cada estabelecimento uma ementa específica a preços convidativos, apostando os promotores em ultrapassarem os números de 2011.

A entrar no segundo ano de existência, a Teia D’Impulsos – Associação Social, Cultural e Desportiva apresentou esta terça feira no Museu de Portimão o plano de atividades para 2012, onde constam iniciativas abertas a todos os algarvios, em colaboração com diversas entidades locais, como a Câmara Municipal de Portimão.

Na apresentação, os responsáveis pela Teia d’Impulsos sublinharam que a associação quer reforçar o seu papel social junto da comunidade de Portimão.

Noutro âmbito, mantém-se o projeto Vela Solidária, que tem como missão possibilitar às crianças e jovens mais desfavorecidos a prática da vela, assim como a pessoas portadoras de deficiência motora e mental.

Para além dos pressupostos apresentados, existe ainda o objetivo de garantir uma experiência de vela a alunos do ensino básico entre o 3º e o 6º ano de escolaridade, numa base de elevação da cultura náutica, da educação ambiental, da auto superação e da formação na prática da modalidade.

Neste segundo ano, para além das meninas da Casa da Nossa Senhora da Conceição, o Projeto Vela Solidária passará a incluir crianças das instituições de acolhimento Catraia e Bom Samaritano, o que implicará o crescimento de 23 para 60 jovens envolvidos.

Entretanto, e com recurso a uma embarcação de vela adaptada, terão início os subprojectos “Velejadores Especiais” e “Andar à Vela”, respetivamente destinados a jovens portadores de deficiência mental e física.

A Teia D’Ideias, espaço mensal de debate que fomenta a cidadania ativa, continuará a decorrer na Casa Manuel Teixeira Gomes, estando já agendadas as seguintes tertúlias: “Revitalizar Portimão – Perspetivas para o centro da cidade” (8 de fevereiro); “Mobilidade vs Acessibilidade – A visão de quem precisa” (7 de março); e “Portimão – Visto por quem é de fora” (11 de abril).

A grande ambição neste projeto passa pela edição de uma publicação onde estejam descritos os comentários e as conclusões mais importantes de cada tertúlia, tornando possível uma maior difusão das ideias partilhadas.

Para Outubro encontra-se prevista a realização das 2ªs. Jornadas do Desporto, destinadas em particular a dirigentes, técnicos, atletas e outros agentes desportivos., procurando dar resposta aos problemas do dia-a-dia das associações desportivas, bem como a fornecer instrumentos de gestão que potenciem o desenvolvimento do desporto.

A associação, que comemora o segundo aniversário em março próximo, é responsável pelo programa “Impulsos” na Rádio Costa D’Oiro, emitido todas as quintas feiras, das 20h00 às 22h00, onde o associativismo algarvio merece particular destaque e em que os debates da Teia de Ideias são transmitidos em diferido.

Informações complementares sobre o plano de atividades da Teia D’Impulsos podem ser consultadas em www.teiadimpulsos.pt, ou solicitadas através do endereço eletrónico [email protected].

Comentários

pub