Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
teatro das figuras

Sul InformaçãoO Serviço Municipal de Proteção Civil de Vila Real de Santo António, está a levar a cabo, ao longo do primeiro trimestre deste ano, uma formação em princípios básicos de proteção e socorro, destinada a crianças e idosos do concelho.

Ao longo dos meses de janeiro, fevereiro e março, os alunos do 1º ciclo das escolas de VRSA e Monte Gordo estão a receber a formação que decorre nas instalações do Serviço Municipal de Proteção Civil sedeado no Quartel dos Bombeiros Voluntários da cidade. Ainda em março, terá início a formação para os utentes das Casas do Avô e Centros de Dia.

Esta formação pretende sensibilizar as crianças para os perigos a que estão expostas, assim como a forma de agir em diferentes casos de emergência.

recrutamento zoomarine 2025

Para além da parte teórica, a formação tem a parte prática, onde os alunos podem fazer uma visita às viaturas de intervenção, estar junto aos operadores da central telefónica dos Bombeiros para melhor perceberem a forma de atendimento das chamadas e emergência, e ainda aprender o modo de funcionamento de alguns instrumentos de trabalho dos Bombeiros e Proteção Civil.

No total são abrangidas 63 turmas do ensino básico, o que equivale a cerca de 600 alunos.

Para o coordenador do Serviço Municipal de Proteção Civil, Eduardo Bonança, “esta formação é essencial para que, desde pequenos, percebam os perigos a que podem estar expostos, assim como a forma correta de os prevenir ou combater. Perceber a importância dos serviços de emergência e o seu funcionamento é também muito importante, em caso de necessidade”.

O Serviço Municipal de Proteção Civil quer abranger mais população nesta formação, pelo que tem mais em preparação, desta vez dedicada aos seniores.

“Os idosos são um grupo muito vulnerável, tornando-se muito importante alertar para a realidade e os seus perigos. Queremos ensinar-lhe a melhor forma de se precaverem em diferentes situações, assim como responderem a chamadas de emergência” acrescenta Eduardo Bonança.

festival do marisco de olhao
emarp

Também poderá gostar

Monitores Ferias Verao Portimao (1) low

Inscrições para monitores das Férias de Verão de Portimão decorrem até 25 de Maio

AlgarSafe no Portimão Arena 1 (1)

Maior feira de proteção civil e socorro a sul do Tejo volta a Portimão

Serviço Municipal de Proteção Civil_VRSA

Depois do apagão, VRSA vai avançar com Plano Municipal de Prevenção e Resposta a Incidentes