PCP vai levar problemas de Alcoutim ao Parlamento

O Partido Comunista esteve no concelho de Alcoutim na passada segunda-feira e vai colocar diversas das questões levantadas por entidades […]

O Partido Comunista esteve no concelho de Alcoutim na passada segunda-feira e vai colocar diversas das questões levantadas por entidades e pela população deste município do interior do Algarve à Assembleia da República. Em causa estão questões como as acessibilidades do concelho e o desenvolvimento local.

O deputado comunista eleito pelo Algarve Paulo Sá juntou-se a uma delegação do PCP local e sondou entidades, trabalhadores e habitantes do concelho sobre as suas aspirações. Durante as reuniões analisou-se, entre outros temas, «a necessidade de adotar medidas de discriminação positiva, que permitam conciliar o desenvolvimento do concelho com os diversos instrumentos de ordenamento do território aí em vigor, além da necessária compensação do interior algarvio pela saída da região do objetivo 1 dos apoios comunitários», segundo um comunicado.

«Logo pela manhã, a delegação do PCP reuniu-se com o presidente da Câmara Municipal de Alcoutim, tendo sido abordadas questões como a necessidade da construção da ponte internacional Alcoutim-Sanlúcar e da conclusão do IC27, infraestruturas essenciais para o desenvolvimento do Nordeste Algarvio e Sudeste Alentejano, assim como a navegabilidade do Guadiana, o seu desassoreamento e o aproveitamento do rio como elemento gerador de desenvolvimento e riqueza», revelaram os comunistas.

Também foram abordados temas como o «acesso aos cuidados de saúde no concelho de Alcoutim, ao funcionamento da delegação da Segurança Social e à exclusão do concelho do Programa de Estágios Profissionais na Administração Local – PEPAL».

Já no encontro com a população da freguesia alcouteneja do Pereiro, a discussão centrou-se na possível extinção desta freguesia, no âmbito da reformulação do mapa administrativo em curso, «com a consequente redução dos serviços de proximidade atualmente prestados, para além do retrocesso que significaria na participação das populações no poder local democrático».

O PCP, através do seu Grupo Parlamentar na Assembleia da República, irá questionar o Governo sobre as questões suscitadas nos contactos com a população e diversas entidades, em defesa do concelho de Alcoutim e dos Alcoutenejos», garantiram os comunistas.

 

Comentários

pub