Gerald Ciolek foi o vencedor da etapa deste sábado da Volta ao Algarve, numa tirada muito disputada e em que a sua equipa, a Omega Pharma-QuickStep ganhou claramente no plano estratégico. A 4ª etapa da competição, de 186,3 quilómetros, rodada entre Vilamoura e Tavira, foi bem emocionante e decidiu-se na fase final, já que a dois quilómetros da meta o pelotão estava compacto.
Ainda assim, durante quase toda a etapa, um grupo de dez ciclistas protagonizou uma fuga, mas nunca conseguiu distanciar-se de forma determinante no pelotão.
No final, foram os atletas da Omega Pharma-QuickStep que conseguiram um lançamento que permitiu a dois dos seus ciclistas ocupar as duas primeiras posições. O pódio ficou completo com Heinrich Haussler da Garmin-Barracuda.
A acabar a etapa em casa, Samuel Caldeira da equipa Carmin-Prio conseguiu garantir o 11º lugar da tirada de hoje. Henrique Casimiro e David Livramento, também da equipa de Tavira, conseguiram a 35 e 36ª posição, respetivamente.
Na classificação geral, Richie Porte continua como camisola amarela, apesar de não ter ficado entre os dez primeiros a atravessar a meta. O ciclista australiano da Sky rodou sempre na frente do pelotão, que perseguiu os primeiros classificados até ao fim.
Já no segundo e terceiro lugares da geral houve uma troca, com Rui Costa (Movistar) a passar para segundo e o também português Tiago Machado (RadioShack-Nissan) a fazer caminho inverso. Ambos os atletas estão a apenas 12 segundos do primeiro lugar, com Rui Costa a ganhar 2 segundo ao líder e Machado a manter a distância em relação à etapa de ontem.
Assim, o contrarrelógio de amanhã de 25,8 quilómetros entre Lagoa e Portimão assume um carácter decisivo, com dois portugueses ainda com possibilidade de levar para casa o troféu.
Já decidido, está o Rei da Montanha desta edição da Volta ao Algarve. Sérgio Sousa (Efapel-Glassdrive) venceu a classificação geral dos trepadores. Hoje, na passagem pelo Barranco do Velho, Jan Bakelandts (RadioShack-Nissan) garantiu o melhor tempo de Montanha desta etapa, seguido por Greg van Avermaet (BMC) e Bjorn Leukemans (Vacansoleil).
Nas Metas Volantes, também se confirmou a vitória final de Raul Alarcón da Efapel-Glassdrive. A competição das metas Volantes de hoje foi ganha por Jan Bakelandts, que também venceu na montanha, seguido por Mikael Cherel (Ag2r la Mondiale) e Matthew Bush (RadioShack-Nissan).
Classificações:
4.ª Etapa: Vilamoura – Tavira, 186,3 km
1.º Gerald Ciolek (Omega Pharma-QuickStep), 4h35m01s (Média: 40,645 k/h)
2.º Matteo Trentin (Omega Pharma-QuickStep), mt
3.º Heinrich Haussler (Garmin-Barracuda), mt
4.º Edvald Boasson Hagen (Sky), mt
5.º Francesco Lasca (Caja Rural), mt
6.º Koldo Fernández (Garmin-Barracuda), mt
7.º Kris Boeckmans (Vacansoleil-DCM), mt
8.º Anthony Ravard (Ag2r), mt
9.º Gianni Meersman (Lotto-Belisol), mt
10.º Michael van Staeyen (Topsport Vlaanderen-Mercator), mt
Geral Individual
1.º Richie Porte (Sky), 18h29m42s
2.º Rui Costa (Movistar), a 12s
3.º Tiago Machado (RadioShack-Nissan), a 12s
4.º Johnny Hoogerland (Vacansoleil-DCM), a 34s
5.º Jurgen van den Broeck (Lotto-Belisol), mt
6.º Wouter Poels (Vacansoleil-DCM), mt
7.º José Mendes (LA-Antarte), a 45s
8.º Andrew Talansky (Garmin-Barracuda), a 48s
9.º Gianni Meersman (Loto-Belisol), a 49s
10.º Tony Martin (Omega Pharma-QuickStep), a 50s