Sociedade Ponto Verde encaminha para reciclagem 711 mil toneladas de resíduos de embalagens

A Sociedade Ponto Verde (SPV) encaminhou para reciclagem, em 2011, mais de 711 mil toneladas de resíduos de embalagens. No […]

A Sociedade Ponto Verde (SPV) encaminhou para reciclagem, em 2011, mais de 711 mil toneladas de resíduos de embalagens. No ano em que celebrou 15 anos de atividade, a quantidade de embalagens usadas encaminhadas para reciclagem voltou a crescer, registando um aumento de 6% em relação a 2010.   

A taxa global da reciclagem fixou-se nos 64%, ultrapassando a meta global de 55%, prevista na sua Licença. Estes valores apenas são possíveis pelo trabalho desenvolvido por todos os parceiros do SIGRE (Sistema Integrado de Gestão de Resíduos de Embalagens), especialmente os Sistemas Municipais (SMAUT). São eles os responsáveis pela recolha dos resíduos e pela sensibilização direta das populações para a separação selectiva.

«Os resultados obtidos são a prova de que continuamos a contar com o compromisso de cada um dos portugueses, das autarquias e dos SMAUT para, em conjunto, darmos um destino adequado aos resíduos de embalagens que são gerados, apesar do ano difícil que o país atravessou em 2011», sublinha Luís Veiga Martins, diretor-geral da Sociedade Ponto Verde.

«Estamos perante um processo sem retorno. É cada vez maior o número de portugueses que separa os resíduos de embalagem em suas casas. Acreditamos que nos próximos anos a taxa de reciclagem irá continuar a aumentar», acrescenta Luís Veiga Martins.

Os materiais – Papel/Cartão, Madeira e Plástico/Metal – ficaram acima das suas metas específicas estabelecidas na Licença da SPV.

Em termos absolutos, o papel/cartão foi o material mais reciclado pelos portugueses (321.040 toneladas), seguido do vidro (217.159 toneladas).

Quanto aos restantes materiais, no plástico foram retomadas 73.773 toneladas (+13%), no metal (aço e alumínio) 50.313 toneladas (+8%), e nas embalagens para alimentos líquidos (ECAL) 6380 toneladas (+5%), e na madeira 42.538 toneladas (+6%).

Em 2012, a Sociedade Ponto Verde quer dar continuidade aos bons resultados alcançados nos últimos 15 anos, sem abrandar o ritmo de crescimento da reciclagem. Conta para isso com o empenho de todos os parceiros, no sentido de caminhar rumo a uma sociedade onde a reciclagem tem um papel determinante. Será ainda necessário encontrar soluções integradas, assegurando assim a continuidade e a sustentabilidade do SIGRE.

Para dar cumprimento aos seus objetivos, a Sociedade Ponto Verde propôs, no Caderno de Encargos entregue em Julho de 2011 à Agência Portuguesa do Ambiente, um objetivo de 70% para os materiais provenientes do Fluxo Urbano.

Comentários

pub